Estudantes do CJCC de Vitória da Conquista aprendem experimentos científicos com alimentos durante live

Os estudantes da rede estadual de ensino aprenderam, nesta semana, a realizar diferentes experimentos e reações químicas, físicas e biológicas através da preparação de alimentos na cozinha de suas casas, durante live transmitida na página do Instagram @cjccconquista, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Além de entender melhor o processo de fermentação, eles também tiveram a oportunidade de aprender a fazer receitas de iogurte e kefir, que possuem vários benefícios para o sistema imunológico. A transmissão foi mediada pelas professoras Karine Brandão, do CJCC de Vitória da Conquista, e Poliana Guimarães, do Colégio Estadual de Malhada de Pedras e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  
 
Segundo a professora Karine Brandão, a temática da live partiu do interesse dos próprios estudantes. "Perguntei no grupo o que eles queriam em uma live e, prontamente, alguns responderam, em um tom de brincadeira, que queriam sobre comida. Então, questionei se eles achavam que não se aprende Ciências Naturais na cozinha e falei que é o melhor e mais delicioso laboratório que existe. E eles viram que é possível aprender conteúdos de Biologia, Química e até Física na cozinha. Acreditamos também que na cozinha, além de aprender sobre as ciências, é um local onde podemos exercitar  nossa criatividade e ter momentos prazerosos em família", disse a educadora. 
 
A professora Poliana Guimarães destacou os experimentos realizados de forma on-line. "A live serviu para mostrar aos nossos estudantes que a ciência existe em todos os lugares e a cozinha serve como um laboratório em casa. Abordamos sobre a Biotecnologia e a importância dos microrganismos para o ser humano. Para isso, demonstrei o processo de fermentação alcoólica realizado pela levedura Saccharomyces cerevisiae, pertencente ao reino dos fungos, que é o fermento biológico utilizado para fazer pão, cerveja e vinho. Existem inúmeros microrganismos importantes para o nosso organismo e na live falamos sobre o iogurte e o kefir, que são produzidos a partir de bactérias e fungos que realizam fermentação. Foi muito satisfatório participar deste momento e tornar a quarentena de todos mais interessante".
 
Sobre o CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. As aulas na rede estadual de ensino serão repostas presencial.

Notícias Relacionadas