Estudantes do CJCC de Salvador recebem jalecos de iniciação científica

Fotos: divulgação

Numa solenidade realizada na Coordenadoria Geral da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, nesta segunda-feira (25), oito estudantes da rede pública que frequentam o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC) receberam os jalecos que simbolizam o início do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-JR). A cerimônia contou com a presença da reitora da Bahiana, Maria Luisa Soliani, e do Coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Yuri Rubim.

Por meio de uma parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e o CJCC, os estudantes Ariel Batista, David Messias, Greice Ferreira, Ítalo Santos, Marlúcia Oliveira, Natiana da Silva, Rafael das Neves e Vitória Freire irão acompanhar o desenvolvimento de pesquisas, sob a orientação de professores da pós-graduação de mestrado e doutorado da instituição de Ensino Superior, durante o turno opostos às suas aulas do currículo regular.

Empolgado com “o novo mundo que se abre”, o estudante Ítalo Santos, 14 anos, 1º ano, do Colégio do Estado da Bahia – Central, acredita que a experiência será a mais importante de sua vida escolar. “Estar entre os oito estudantes selecionados pelo CJCC para o PIBIC-JR, na Bahiana, me deixou muito feliz e animado. Será uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e tomar mais gosto pela pesquisa científica. A minha expectativa é a de colaborar com as pesquisas e fazer muitas descobertas científicas”, afirma Ítalo.

David Messias, 16 anos, 1º ano, também do Colégio Central, fala com entusiasmo sobre o novo desafio: “Quando fomos visitar a Bahiana para conhecer os projetos que iremos pesquisar, fiquei muito impressionado com o que trata de lábio leporino. Não tinha conhecimento dessa doença e me despertou para querer aprofundar sobre o assunto. Sinto que esta bolsa será uma experiência muito importante para a minha vida porque já está me despertando para o meu futuro profissional, que já vejo que será na área de Medicina”, diz o estudante.