Estudantes do CEEP em Gestão Severino Vieira participam do I Fórum de Autogestão Profissional

Com o objetivo de estimular a reflexão dos estudantes sobre temas relativos ao mundo do trabalho, o I Fórum de Autogestão Profissional foi aberto nesta segunda-feira (22), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador. Além da instituição anfitriã do evento – que acontece até quinta (25) – as palestras serão sediadas em diversos espaços do entorno, como Academia de Letras da Bahia, Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia e Escola Judicial de TRT. Empreendedorismo, planejamento de carreira e marketing pessoal são alguns dos temas abordados no fórum.

Os estudantes dos cursos técnicos de Administração e Gestão do CEEP estão empolgados com o evento que eles próprios ajudaram na organização. A aluna do curso de Administração, Eduarda Lago, 19, fala da sua expectativa. “É uma experiência nova para mim não só pelo seu grande porte, envolvendo outras instituições parceiras, como também pelo conteúdo que teremos a oportunidade de ter para agregar à nossa formação”. O colega Emanoel Freitas da Conceição, 19, completa: “As palestras vão funcionar como um instrumento agregador de conhecimentos. Vão trazer evolução na nossa formação em áreas como Direito, Contabilidade e Ética”.

A professora Stela Ananda, idealizadora e coordenadora do fórum, ressalta a importância do evento. “Ao longo da semana, trataremos de assuntos de interesse para os atuais e futuros profissionais, como controle de finanças, impactos da reforma trabalhista e diversidade no ambiente de trabalho. Para isto, estamos contando com a parceria de instituições ligadas ao mundo do trabalho”. Dentre as atividades da programação, ela destaca o aulão pré-ENEM, que será ministrado por professores e parceiros do cursinho pré-vestibular Sou Mais Humanas, no encerramento, na quinta-feira (25), das 14h às 16h45, no Teatro Salesiano.

Conscientes da desafiadora missão que a Educação possui de formar indivíduos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, destaca a coordenadora, a programação na primeira edição do fórum tem a intenção de trabalhar junto aos grupos representativos da comunidade comprometidos com a formação cidadã. “O intuito é promover debates a respeito do mercado de trabalho; apresentar algumas das diversas profissões existentes na sociedade brasileira; instruir sobre a legislação trabalhista em seus vários aspectos e nuances; incentivar a profissionalização e o aprendizado contínuo; apresentar métodos individuais de planejamento de carreira; e contribuir para o desenvolvimento dialógico entre os indivíduos e as mais diversas instituições”, enumera

A diretora do CEEP Gestão Severino Vieira, Juçara Santos, destaca que, por se tratar de um assunto de interesse coletivo, a autogestão profissional surge como uma

necessidade do indivíduo que deseja se adaptar à dinâmica globalizada e célere dos sistemas mercadológicos e sociais. “O fórum tem uma importância pedagógica para os estudantes porque os conhecimentos adquiridos aqui, com a contribuição de empresas e instituições parceiras, irão agregar na sua futura vida profissional”.

O I Fórum de Autogestão Profissional têm inscrições gratuitas através do endereço www.even3.com.br/forumdeautogestaoprofissional, com vagas limitadas.