Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes do Cabula VI apresentam origem quilombola do bairro durante gincana cultural
Estudantes do Cabula VI apresentam origem quilombola do bairro durante gincana cultural
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Os estudantes do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, localizado no bairro do Cabula VI, em Salvador, estão participando da 19° Gincana Cultural. O tema “Do quilombo ao Elisabeth” está relacionado à história do bairro, que foi um quilombo. A atividade, iniciada nesta segunda-feira (9), segue até esta quinta-feira (11), com a execução de diferentes tarefas relacionadas às diversas áreas do conhecimento. Uma das tarefas, intitulada de “Solidarizando”, tem um cunho social, e visa a arrecadação de 30 kg de feijão e 30 kg de arroz, por equipe, para doação a instituições beneficentes da capital.
A gincana conta com quatro equipes: “Vuncan” (amarela), “Visionários” (verde), “Vinkings (azul) e “Alcateia (laranja). Dentre as provas, está a do “Jovem inventor”, quando cada equipe deverá confeccionar um drone que funcione. Na tarefa “Valorizando Salvador”, os alunos deverão confeccionar maquetes de pontos turísticos da cidae. Em “Dança com elástico”, o desafio é formar símbolos geométricos e na tarefa “Felizes para sempre”, encenar um casamento. Na tarefa “Valorizando a história”, os participantes farão uma apresentação teatral sobre a “Revolta dos Malês”.
Segundo a professora de Geografia e coordenadora geral da gincana, Leila Lima Costa, o tema está relacionado à história do bairro, onde a escola está localizada. “Este ano nós estamos trabalhando um projeto chamado ‘identidade’ e a nossa identidade é que nós somos uma escola quilombola, porque toda essa região onde está localizado o bairro foi o quilombo do Urubu. Esse projeto de resgate da identidade já foi trabalhado da primeira unidade e, agora, estamos abordando o tema na gincana”, explicou a educadora.
Para o estudante Bruno Santos, 18, 3° ano, que integra a equipe Visionários, a gincana contribui muito para o aprendizado. “Esta é a quinta vez que eu participo e gostou muito deste tema, pois traz a comunidade para mais perto da escola e vice-versa. Além disso, é uma forma mais divertida de aprender sobre os assuntos estudados nas disciplinas e sobre temas relacionados à nossa história. Fiquei surpreso ao saber que estudamos em uma região onde já foi um quilombo”, afirmou.
A estudante Alessandra dos Santos, 16, 9º ano, disse que além do aprendizado, a gincana serve para integrar mais os alunos. “Mesmo sendo uma competição entre equipes, existe uma união, porque todo mundo se diverte durante as provas e até alguns alunos que são mais tímidos acabam se soltando mais e isso é muito legal”, revelou.
Notícias Relacionadas
-
SEC publica lista parcial de pedidos para remoção dos educadores de unidade escolar
-
Escolas de oito municípios recebem serviços gratuitos do Odontomóvel nesta semana
-
Educa Mais Bahia atende territorialidade e amplia processo de aprendizagem na região cacaueira
-
Selecionados para os cursos do Pronatec têm até esta segunda-feira (6) para efetuar a matrícula
-
Governo do Estado convoca 3.953 universitários para o Partiu Estágio
-
Escola em Ipirá recebe 12ª edição da Caravana Digital
-
Núcleo de Inovação Tecnológica da Uefs e o Parque Tecnológico da Bahia promovem evento