Estudantes discutem gestão em encontro de líderes de classe

Os estudantes da rede estadual de ensino, eleitos líderes de classe, estão participando de encontros territoriais com o objetivo de discutir a atuação e o protagonismo nas escolas estaduais, com vistas à gestão democrática e participativa das escolas. Em Jequié (município localizado a 366 km de Salvador), o II Encontro de Territorial de Líderes de Classe do Território Médio Rio de Contas reuniu líderes de classe de 36 escolas, no Centro Estadual de Educação Profissional Regis Pacheco.

Fotos: Divulgação
Durante o encontro, realizado na quinta-feira (24), os estudantes discutiram formas de liderança e elaboraram planos de ações para a construção de uma cultura de participação e atuação estudantil na gestão escolar.  “Buscamos, com este encontro, promover o protagonismo juvenil e diminuir a distância entre alunos, professores e gestores das unidades escolares para uma gestão democrática e participativa”, comenta Eraldo Araújo Filho, coordenador pedagógico do Núcleo Regional de Educação (NRE 22), em Jequié.

O estudante do 4º ano da Educação Profissional, Geovani Almeida Meira, 18, diz que o encontro é uma afirmação do trabalho que ele e seus colegas já vêm fazendo em sala de aula. “Procuro sempre buscar o melhor para o meu colégio. Faço o papel de levar os problemas da minha sala para a diretoria, mas também incentivo a turma a participar dos projetos e sou respeitado”, comemora.

Leonam Santana, 18, 2º ano, do Colégio Polivalente de Jequié Edvaldo Boaventura, conta que utiliza seu poder de líder como forma de interlocução da turma, junto à comunidade escolar. “Ser líder não é difícil. Se você for uma pessoa responsável, companheira e motivadora, seus colegas te respeitam e o trabalho fica fácil. Sou o canal direto entre os meus colegas e a gestão da escola”, declara.

Pedro Santiago, 14, 9º ano, estudante do Colégio Celestina Bitencourt, em Ipiaú, fala que, com a liderança, conquistou maturidade para entender seus colegas e as questões do colégio. “Estou aprendendo as maneiras de ser um bom líder e vou levar isso para a minha vida. O aprendizado adquirido aqui é de grande importância para a nossa perspectiva de uma escola cada vez melhor”, acredita.