Estudantes devem ficar atentos às exigências do INEP/MEC para fazer o ENEM

Palavras-chave:

Os anos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem ir por “água abaixo” se os estudantes não prestarem atenção em detalhes importantes para a realização das provas, que são exigidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), responsável pela aplicação do exame.

A primeira questão que o estudante deve se ater é quanto ao local onde fará as provas. Também é preciso observar o horário da prova. Os portões de cada local de prova do ENEM 2017 serão abertos às 12h e, assim, permanecerão até às 13h, e as provas terão início às 13h30, pelo horário oficial de Brasília/DF. Assim, na Bahia, os portões serão abertos às 11h e permanecerão até às 12h, com início das provas às 12h30. Se não souber onde fica o local de prova, é aconselhável que o candidato procure referências e até visite o local às vésperas da aplicação.  

Igualmente necessário é checar a documentação que será apresentada para o acesso ao local de prova. É exigido documento de identificação original, oficial e com foto. Se o documento foi roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação. Também é aconselhável Cartão de Confirmação de Inscrição

Também só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta e de estrutura transparente. Já lápis, borracha e lapiseiras não são permitidos, assim como livros, anotações e dispositivos eletrônicos como calculadoras, celulares, tablets, relógios e outros.

Durante o exame, também é proibido usar óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorro. Para se alimentar, a orientação é que o candidato dê preferência a alimentos leves, como frutas, biscoitos sem recheios gordurosos, barras de cereal, água mineral ou água de coco.
 

Notícias Relacionadas