Estudantes desenvolvem projeto que alia meio ambiente e a valorização do patrimônio escolar

Foto: Claudionor Jr

Os estudantes do Colégio Estadual Renan Baleeiro, localizado no bairro de Águas Claras, em Salvador, estão desenvolvendo um projeto denominado “Minha escola é uma limpeza”, que alia práticas de conservação do meio ambiente e de valorização do patrimônio escolar. A atividade está na terceira edição e envolve toda a comunidade escolar em torno de ações pedagógicas que embelezam a escola, tornam o ambiente mais agradável e acolhedor, além de promover o pertencimento da escola como um bem público e patrimônio de todos.

Nesta edição do projeto, os estudantes estão fazendo um jardim na entrada do colégio com pneus coloridos, que servirá de área de convivência da comunidade escolar. Envolvendo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, nos três turnos, a atividade prática foi iniciada na quinta (5), com uma adesão total dos alunos na limpeza da área externa da escola e na pintura dos pneus com tinta óleo de diversas cores.

Membro do Colegiado Escolar e integrante do Grupo Amigos da Escola, João Vitor Conceição, 15, 1º ano, fala que se dedicou na conscientização dos colegas sobre a importância de participar da atividade. “O lugar onde a gente estuda é a nossa segunda casa, é aqui que passamos a maior parte do nosso dia, então temos que cuidar dele para que seja um ambiente agradável, bonito e de bom convívio”, considera o aluno, que participou das duas edições anteriores.

Uemile Souza, 14, 2º ano, também se envolveu no projeto. “Esta atividade eleva a nossa consciência ambiental e, ao mesmo tempo, melhora, anda mais, o astral da nossa escola. E isto se estende para a comunidade do entorno, que acaba se envolvendo e conscientizando sobre a necessidade de cuidarmos do que é nosso”. O colega Felipe Sales, 16, 2º ano, acredita que a cada edição do projeto mais estudantes valorizam a iniciativa como uma forma coletiva de preservar a escola. “Temos mudanças positivas na nossa escola desde que o projeto foi implantado e as pessoas, de dentro e de fora, ganham mais consciência ambiental para ter mais qualidade de vida”.

Ação educativa – A professora responsável pela ação pedagógiga, Cris Helen Silva, conta sobre as etapas do projeto. “Fizemos uma ação educativa com moradores do entorno para mostrar que o lixo precisa ter uma destinação correta e que se descartado inadequadamente prejudica a saúde e o bem-estar de todos. Em sala de aula, trabalhamos temas como tratamento do resíduo sólido, energia limpa e suja, construção de hortas ecológicas, cuidado com o patrimônio público e utilização dos 3 Rs da Sustentabilidade (Redução, Reutilização e Reciclagem), que serão apresentados na culminância do projeto, no dia 4 de maio”.

A diretora do Renan Baleeiro, Andréa Senhorio, fala sobre o impacto do projeto no ambiente escolar e nos estudantes. “Estamos realizando ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos alunos e o melhor é ver o envolvimento deles na busca de uma escola mais bonita e de um dia a dia mais participativo, democrático, animado e saudável”, ressalta a gestora.