Estudantes desenvolvem Jogo de tabuleiro e estimulam gosto pela Matemática

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Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes Jucimar Conceição Junior e Luana dos Santos Estrela, do 9º ano da Escola Estadual Professor Ignácio Lunelli, localizado em Salvador, encontraram uma forma divertida e estimulante de estudar Matemática. Eles criaram o jogo Tabuleiro Matemático com a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizado das quatro operações básicas da disciplina.

De acordo a professora de Matemática e orientadora do projeto, Ana Carla Serravalle, um dos objetivos do jogo é associar diversão com o aprendizado. “A Matemática é um disciplina temida pelos estudantes e com este jogo eles aprendem de forma lúdica e prazerosa. Além disso, melhora a interação entre professor e aluno, quebrando, assim, a barreira que ainda existe entre os dois”, destaca a educadora.

Os estudantes contam que tiveram ideia de criar o jogo ao perceberem as dificuldades de alguns colegas com as quatro operações matemáticas. “Queríamos fazer um jogo dinâmico e divertido que ajudasse a praticar contas de adição, subtração, multiplicação e divisão, além de raiz quadrada. Deu muito certo porque até mesmo quem não gostava de Matemática se interessou em jogar”, destaca Jucimar Conceição Junior.

“É muito gratificante saber que estamos contribuindo para que outros estudantes, que possuem dificuldades na disciplina, possam aprender e se desenvolver mais. É um jogo simples, fácil e que realmente funciona porque aprendemos brincando”, comenta Luana, revelando também que, na hora do intervalo, o jogo promove a interação entre estudantes de diferentes séries.

Como jogar
O jogo começa com cada um dos quatro participantes escolhendo um envelope (A, B, C e D), com seu bloquinho e lápis em mãos. O primeiro jogador lança o dado e deverá movimentar seu pino de acordo com a quantidade de casas obtida no dado. Cada jogador poderá anotar em seu bloco o resultado parcial das contas obtidas nas casas, pois os cálculos seguintes dependem do resultado anterior. E assim, cada participante vai jogando. Ganha o jogo quem primeiro chegar à última casa e resolver a conta final. O resultado encontrado deverá ser o mesmo número que se encontra dentro do envelope.

Olimpíadas de Matemática
Os estudantes que gostam de Matemática têm uma boa oportunidade para testar seus conhecimentos. Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016). As inscrições, que seguem até o dia 1º de abril, são gratuitas.

A OBMEP é dirigida aos estudnates Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e acontecem em duas etapas – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento.

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