Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes desenvolvem jogo com referências do folclore nacional
Desenvolver um jogo com referências da história, cultura, geografia e elementos brasileiros. Foi com esse objetivo que cinco estudantes da oficina “Cultura Geek”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), criaram o Role Playing Game (RPG), intitulado “Huehue”. O jogo de tabuleiro, baseado em interpretação de personagens inspirados no folclore, é dividido de acordo com a sua região de origem. Para avançar, nos diversos níveis, os jogadores precisam enfrentar as dificuldades relacionadas a cada região, como problemas sociais e clima.
"A origem e muitas das mitologias brasileiras vão ser encontradas no jogo”, estudante Arthur Lima
O estudante Arthur Lima, do Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, explica como foi desenvolvido o jogo. “Os integrantes do grupo foram dando ideias sobre os personagens e fizemos as ilustrações que passam por Iemanjá, Mula sem cabeça, Pescador, Cangaceiro e Curupira. As pessoas vão perceber que a origem e muitas das mitologias brasileiras vão ser encontradas no jogo”. Também contribuíram os estudantes Leonardo Serra, do Colégio Estadual Manoel Novaes, Luana Gabriela, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Evelyn Souza e Paulo Arize, ambos do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas.
“A oficina trabalha com a cultura Geek, onde se envolvem História em Quadrinhos, mangás, RPGs, Cosplay, ou seja, todo esse mundo de personagens fictícios. E como os alunos já jogavam, eles tiveram a ideia de criar uma nova versão pegando elementos da nossa identidade cultural. Por isso, o interessante é que toda a metodologia do jogo e personagens foram criados com liberdade para representar nossa cultura”, explica o professor da oficina Alcides Magalhães.
Educação complementar
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura é uma iniciativa de educação complementar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. O CJCC está presente em Salvador e no município de Senhor do Bonfim.
Assista ao vídeo produzido pelos estudantes
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro