Estudantes desenvolvem jogo com referências do folclore nacional

 
Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolver um jogo com referências da história, cultura, geografia e elementos brasileiros. Foi com esse objetivo que cinco estudantes da oficina “Cultura Geek”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), criaram o Role Playing Game (RPG), intitulado “Huehue”. O jogo de tabuleiro, baseado em interpretação de personagens inspirados no folclore, é dividido de acordo com a sua região de origem. Para avançar, nos diversos níveis, os jogadores precisam enfrentar as dificuldades relacionadas a cada região, como problemas sociais e clima.      

"A origem e muitas das mitologias brasileiras vão ser encontradas no jogo”, estudante Arthur Lima

O estudante Arthur Lima, do Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, explica como foi desenvolvido o jogo. “Os integrantes do grupo foram dando ideias sobre os personagens e fizemos as ilustrações que passam por Iemanjá, Mula sem cabeça, Pescador, Cangaceiro e Curupira. As pessoas vão perceber que a origem e muitas das mitologias brasileiras vão ser encontradas no jogo”. Também contribuíram os estudantes Leonardo Serra, do Colégio Estadual Manoel Novaes, Luana Gabriela, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Evelyn Souza e Paulo Arize, ambos do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas.

Foto: acervo pessoal

“A oficina trabalha com a cultura Geek, onde se envolvem História em Quadrinhos, mangás, RPGs, Cosplay, ou seja, todo esse mundo de personagens fictícios. E como os alunos já jogavam, eles tiveram a ideia de criar uma nova versão pegando elementos da nossa identidade cultural. Por isso, o interessante é que toda a metodologia do jogo e personagens foram criados com liberdade para representar nossa cultura”, explica o professor da oficina Alcides Magalhães.

Educação complementar
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura é uma iniciativa de educação complementar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. O CJCC está presente em Salvador e no município de Senhor do Bonfim.

 

Assista ao vídeo produzido pelos estudantes

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas