Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes desenvolvem bicicleta que gera energia
Uma bicicleta que gera energia. Este é o resultado de uma das tecnologias sociais de baixo custo e que pode beneficiar a comunidade e o meio ambiente, desenvolvida e apresentada pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP), em Paulo Afonso. A bicicleta, acoplada a um pequeno gerador, transmite a energia para o aparelho que acende lâmpadas do tipo LED.
Foto: Divulgação
A tecnologia social foi desenvolvida pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica, sob a orientação do professor Ruy Lima, enfatizando como a matriz curricular da Educação Profissional aborda a questão ambiental independente do curso. O professor explica que a bicicleta é ligada ao gerador através de fios condutores. “O movimento dos pedais aciona o rotor do gerador criando um campo magnético que vai gerar uma corrente elétrica que acende as LED. Em outras palavras, o impulso do movimento dos pedais abastece o gerador”, destaca.
Segundo o professor, é possível acender mais de 120 lâmpadas LED, gerando energia limpa, sem causar danos ao meio ambiente. “É uma bicicleta ecologicamente correta. Se for para ter apenas o efeito visual, que é o que fazemos com este projeto, provocando o movimento na hora, essa energia vai se dissipar. Mas se a pessoa tiver uma bicicleta ergométrica em casa pode acumular essa energia através de uma bateria de carro, por exemplo, e acionar algumas lâmpadas ou um aparelho como o rádio”, certifica.
Economia – De acordo com ele, a escolha das LED se justifica pela economia no consumo que podem causar. “Pagamos nossa energia pelo calor. Quando mais esquenta, como o chuveiro elétrico, mais consome energia. As LED consomem 98% de luz e apenas 2% de calor. A economia é enorme”, destaca.
A experiência começou com as aulas de eletrônica industrial, discutindo sistema retificador por meio do qual ocorre o carregamento de baterias. “Minha matéria é focada em eletrônica industrial, e estamos dando nossa contribuição ao amadurecimento destes futuros técnicos por meio de experiências como estas que conciliam teoria e prática. Para os estudantes, foi uma experiência maravilhosa. Eles vibraram muito, foram buscar informações na internet, muito disseram que nunca aprenderam tanto”, acredita.
Outra tecnologia social apresentada pelos estudantes de Eletrotécnica foi denominada de projeto Lumentón. Um circuito elétrico, feito com 180 pares de cabos de telefone, é ligado a uma Lira. O instrumento musical ao ser tocado proporciona efeitos visuais acendendo as lâmpadas LED. “É feito uma árvore de natal que fica piscando, acende e apaga, depende da música”, comenta o professor Ruy Lima, que também orientou este projeto.
Os estudantes apresentaram, ainda, uma maquete mostrando como um condomínio pode ser abastecido pelo sistema eólico, ou seja, pela energia gerada pelo vento. A estudante Cássia da Silva, 18, participou do projeto. “É uma fonte inesgotável e que não agride o meio ambiente. É muito importante pensarmos em soluções sustentáveis”, alerta. Prestes a se formar, ela fala da importância do curso para a sua formação. “Graças a este curso, consegui um estágio na área e pude ganhar experiência no mundo do trabalho”, comemora.
Estudantes de outros cursos também participaram da Feira. Orientados pelo professor Marco Cunha, os estudantes do 3° ano do curso técnico em Informática explicaram para os visitantes como é feito o sistema de segurança em rede, no qual a entrada e saída de informações são controladas. “A segurança em rede é eficiente no monitoramento dos sites que são acessados. Sites que não são adequados para crianças podem ser bloqueados, por exemplo”, explica o professor.
Também foram apresentados projetos de Reciclagem de Pneus, feito pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, e de primeiros socorros, pelos estudantes do curso em Segurança do Trabalho.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Resultado da Análise Curricular
-
Juazeiro é contemplada com mais duas unidades de ensino da rede estadual
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá