Estudantes desenvolvem bicicleta que gera energia

Uma bicicleta que gera energia. Este é o resultado de uma das tecnologias sociais de baixo custo e que pode beneficiar a comunidade e o meio ambiente, desenvolvida e apresentada pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP), em Paulo Afonso. A bicicleta, acoplada a um pequeno gerador, transmite a energia para o aparelho que acende lâmpadas do tipo LED.

Foto: Divulgação

A tecnologia social foi desenvolvida pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica, sob a orientação do professor Ruy Lima, enfatizando como a matriz curricular da Educação Profissional aborda a questão ambiental independente do curso. O professor explica que a bicicleta é ligada ao gerador através de fios condutores. “O movimento dos pedais aciona o rotor do gerador criando um campo magnético que vai gerar uma corrente elétrica que acende as LED. Em outras palavras, o impulso do movimento dos pedais abastece o gerador”, destaca.
 
Segundo o professor, é possível acender mais de 120 lâmpadas LED, gerando energia limpa, sem causar danos ao meio ambiente. “É uma bicicleta ecologicamente correta. Se for para ter apenas o efeito visual, que é o que fazemos com este projeto, provocando o movimento na hora, essa energia vai se dissipar. Mas se a pessoa tiver uma bicicleta ergométrica em casa pode acumular essa energia através de uma bateria de carro, por exemplo, e acionar algumas lâmpadas ou um aparelho como o rádio”, certifica.
 
Economia – De acordo com ele, a escolha das LED se justifica pela economia no consumo que podem causar. “Pagamos nossa energia pelo calor. Quando mais esquenta, como o chuveiro elétrico, mais consome energia. As LED consomem 98% de luz e apenas 2% de calor. A economia é enorme”, destaca.
 
A experiência começou com as aulas de eletrônica industrial, discutindo sistema retificador por meio do qual ocorre o carregamento de baterias. “Minha matéria é focada em eletrônica industrial, e estamos dando nossa contribuição ao amadurecimento destes futuros técnicos por meio de experiências como estas que conciliam teoria e prática. Para os estudantes, foi uma experiência maravilhosa. Eles vibraram muito, foram buscar informações na internet, muito disseram que nunca aprenderam tanto”, acredita.
 
Outra tecnologia social apresentada pelos estudantes de Eletrotécnica foi denominada de projeto Lumentón. Um circuito elétrico, feito com 180 pares de cabos de telefone, é ligado a uma Lira. O instrumento musical ao ser tocado proporciona efeitos visuais acendendo as lâmpadas LED. “É feito uma árvore de natal que fica piscando, acende e apaga, depende da música”, comenta o professor Ruy Lima, que também orientou este projeto.
 
Os estudantes apresentaram, ainda, uma maquete mostrando como um condomínio pode ser abastecido pelo sistema eólico, ou seja, pela energia gerada pelo vento. A estudante Cássia da Silva, 18, participou do projeto. “É uma fonte inesgotável e que não agride o meio ambiente. É muito importante pensarmos em soluções sustentáveis”, alerta. Prestes a se formar, ela fala da importância do curso para a sua formação. “Graças a este curso, consegui um estágio na área e pude ganhar experiência no mundo do trabalho”, comemora.
 
Estudantes de outros cursos também participaram da Feira. Orientados pelo professor Marco Cunha, os estudantes do 3° ano do curso técnico em Informática explicaram para os visitantes como é feito o sistema de segurança em rede, no qual a entrada e saída de informações são controladas. “A segurança em rede é eficiente no monitoramento dos sites que são acessados. Sites que não são adequados para crianças podem ser bloqueados, por exemplo”, explica o professor.
 
Também foram apresentados projetos de Reciclagem de Pneus, feito pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, e de primeiros socorros, pelos estudantes do curso em Segurança do Trabalho.

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