Estudantes debatem sobre racismo durante Novembro Negro

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para promover debates sobre temas da atualidade e relacionados ao cotidiano dos estudantes, como racismo, preconceito e sexualidade, o Colégio Estadual Ruy Barbosa, localizado em Salvador, está promovendo a I Roda de Diálogos Multidisciplinares. A atividade mobiliza toda a comunidade escolar neste mês, como parte das ações do Novembro Negro nas escolas. As discussões são mediadas por especialistas convidados de diferentes áreas do conhecimento, começaram nesta segunda-feira (07), continuam na quarta-feira (09) e também no dia 18 de novembro.

Nesta quarta-feira (09), das 10h20 às 12h, o tema abordado será “o racismo, suas faces e consequências”, que será apresentado pela professora de História e coordenadora da atividade Paloma Vanderlei. Já no dia 18 de novembro, no mesmo horário, o debate será direcionado para questões como “Vulnerabilidade e o extermínio da juventude negra” e “Do samba ao pagode baiano: um preconceito de cor ou musical”, com a participação de outros profissionais convidados.
 
>> Leia também: 
 
De acordo com a professora Paloma Vanderlei, a iniciativa contribui para a formação crítica e cidadã dos estudantes. “Através do debate de temas transversais os estudantes refletem sobre seus papeis na sociedade e ampliam seus conhecimentos”, destaca a educadora. A estudante Jéssica de Santana Rocha, 13, do 8° ano, concorda com a professora e aproveitou a discussão para tirar suas dúvidas. “Acho muito importante discutir com meus colegas temas sérios como violência conta a mulher, racismo, drogas, homofobia e outros porque todos interagem e dão suas opiniões”, diz.
 
Matheus Jesus Barreto, 14, 8° ano, conta que gostou muito do diálogo com os especialistas. “Acho que deveria ter mais debates como esses na escola porque temos contato com profissionais que nos passam informações que serão úteis na nossa vida”. Sophia Menezes, 13, também do 8° ano, acredita que “os debates levam os estudantes a se conscientizarem sobre o que é ser um cidadão correto e de que devemos sempre combater a violência e qualquer tipo de preconceito”, comenta.
 
Os temas abordados no primeiro encontro, nesta segunda (07), foram “Violência doméstica entre adolescentes”, apresentado pela bacharel em Direito, Geiziane Matos de Oliveira e, “Sexualidades e diversidade de gênero na adolescência, com a bacharel em Estudos de Gênero e Sexualidade, Fabiana Eloi Amorim. “É muito bom poder dialogar com os jovens estudantes para que tenham acesso a informações sobre sexualidade de forma lúdica, saudável e segura”, afirma.

Notícias Relacionadas