Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Sobradinho apresentam seus projetos de iniciação científica
Estudantes de Sobradinho apresentam seus projetos de iniciação científica
Foto: divulgação
Exposição de projetos científicos, realização de oficinas, ciclo de palestras e mostra fotográfica foram algumas atividades da 6ª Feira de Conhecimento que mobilizaram os estudantes da Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, no município de Sobradinho (a 602 km de Salvador). Realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola – desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia –, a atividade aconteceu nesta quinta-feira (1º), em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sediada na unidade escolar e promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) ..
Dentro da programação da feira, os projetos de iniciação científica foram os que mais despertaram a atenção da comunidade escolar e dos visitantes. Entre os trabalhos de anos anteriores, destaque para “Velho Chico pede socorro” e “Barco sustentável”, ambos apresentados na Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação (FECIBA), promovida pela Secretaria. Já na ala dos 25 projetos inéditos, um dos destaques foi o “Carro-monstro para mapeamento de sementes”, do estudante Cadmiel Moreira, 13, 8º ano.
Ele explica que a ideia partiu da proposta de criar um carro acessível aos trabalhadores rurais para jogar as sementes na terra em uma distância calculada adequadamente. “É uma espécie de helicóptero caseiro, feito de cano de PVC, adaptado para monitoramento de áreas degradadas, podendo semear a área metro a metro. A partir de uma câmara com acesso à internet, o agricultor poderá acompanhar a sua plantação à uma distância de até quatro quilômetros”.
Já o aluno Nicassio dos Reis, 17, 9º ano, apresentou o “Caminhão-pipa adaptado para caminhão de bombeiro”. Ele contou que a criação surgiu a partir da constatação que em sua cidade, Sobradinho, não há carro de bombeiro. “Resolvi, então, adaptar um carro-pipa capaz de lançar água em alta pressão, a partir de uma mangueira, para apagar eventuais incêndios. O lançamento da água se dá através de uma bomba adaptada à caixa de embreagem do carro e conectada ao tanque. Para implantar o projeto na cidade é preciso auxílio do poder legislativo, a exemplo da prefeitura”, explicou.
A professora de Ciências, Cida Nunes, ressalta que a 6ª Feira de Conhecimento da escola representa a culminância dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo. “Eles mergulham na teoria e em pesquisas, bem como em visitas técnicas, a partir de uma ação coletiva, fundamentando, assim, os seus projetos de iniciação científica. Eles vivenciam a realidade, sugerem alternativas para a solução de problemas e partem para a prática, como é o caso dos trabalhos voltados à Barragem de Sobradinho, que é o maior lago artificial da América Latina e vítima da degradação do rio”, destacou a educadora.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira