Estudantes de Santa Bárbara são homenageados pela Câmara Municipal

Os estudantes Igor Mascarenhas Ramos e Mailla Santana Silva, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara (a 149 km de Salvador), junto ao professor Rodrigo de Queiroz Oliveira, receberam moção de aplauso pela Câmara Municipal de Santa Bárbara. A homenagem, que se estendeu aos gestores escolares e familiares, se deu por conta da premiação obtida pelos alunos na 7ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que integrou a programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, realizado no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA) em Salvador, na semana passada.

Sob a orientação do professor Rodrigo, os alunos Igor e Mailla são autores do projeto “Protagonismo Estudantil no controle do mosquito aedes aegypti”, premiado em primeiro lugar na categoria “Júnior Menos” (Ensino Fundamental II), no encerramento da 7ª FECIBA, onde 240 projetos de iniciação científica foram apresentados. São trabalhos inovadores, desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação da Bahia, que trazem temáticas focadas na busca da solução de problemas existentes nos Territórios de Identidade onde os estudantes vivem.

Foram premiados, nesta edição da FECIBA, 16 projetos estudantis, sendo três em cada categoria: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas; Empreendedorismo; Júnior Menor; Energia e Sustentabilidade e Ciências Exatas e Engenharia. Os prêmios foram Chromebooks para as escolas dos projetos premiados e credenciais para a participação dos estudantes em eventos científicos nacionais, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).