Estudantes de Salvador participam de maratona tecnológica do programa Inova Escola

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Norma Ribeiro, localizado no bairro de Arenoso, em Salvador, participaram, nesta terça-feira (11), da maratona tecnológica ‘Agito hora do código – todo mundo pode programar, Programaê’. A atividade, que contou com oficinas criativas e uma maratona de programação de jogos, foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado como parte da parceria com a Fundação Telefônica Vivo, iniciada em 2017, através do programa Inova Escola.
 
A maratona tecnológica incluiu diversas atividades com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional através de atividades lúdicas de computação desplugada, ou seja, sem o uso de equipamentos, a exemplo de oficinas envolvendo música e jogos de tabuleiro. Já na maratona de programação conhecida como Hackaton, os estudantes aprenderam como funciona a linguagem de programação de jogos e sua aplicação.
 
A consultora responsável pela coordenação do Inova Escola na Bahia, Carla Aragão, falou da importância do evento. “Este tipo de atividade é importante porque promove o desenvolvimento de habilidades e competências para o domínio dos dispositivos e artefatos que hoje controlam o nosso cotidiano como aplicativos, softwares, redes sociais digitais e outros” destacou.
 
O estudante Maurício Mateus Mendes Santos, 17, 2° ano, disse que gostou muito de participar das atividades. “O evento serviu para ampliar os nossos conhecimentos sobre linguagem de programação. Além disso, as oficinas foram muito dinâmicas e todos os alunos se envolveram”, disse o representante do grêmio estudantil do colégio.
 
Sobre o evento
A Hora do Código é uma corrente mundial realizada todo ano e que visa mostrar a crianças, jovens, adultos, pais e professores que programar pode estar ao alcance de todos. A ideia é desmistificar o mundo dos códigos e provar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos dessa linguagem. Esta foi a primeira vez que a atividade foi realizada na Bahia.

Notícias Relacionadas