Estudantes de Salvador homenageiam os 120 anos do educador Anísio Teixeira com diversas produções artísticas

Palavras-chave:
Os estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, localizada em Salvador, estão homenageando os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira através de produções criativas em diferentes linguagens, como textos, cartazes, poesias, vídeos, músicas, cartas, colagens e desenhos. A iniciativa faz parte da "Mostra interativa 120 anos de Anísio Teixeira", que tem o objetivo de celebrar o legado e a história do grande educador. As obras dos estudantes são enviadas para os professores através do WhatsApp e postadas no Instagram, na página (@aprendicomanisio). Após o fim da mostra, que acontece até o final do ano, será produzido um livro on-line com todas as propostas e trabalhos criados. 
 
A professora de Artes, Conceição Lima, falou da importância da mostra para a difusão do pensamento e da obra de Anísio. "Tenho Anísio como mestre, pois suas ideias despertam um sabor de vida na Educação. Como arte-educadora, sempre fui pontuada em sala pela forma humana que Anísio relacionava a educação com a vida. A arte propicia este desenvolvimento empírico e emocional ligado ao teórico e integra o indivíduo com seu olhar afetivo e criativo, despertando, assim, o seu senso crítico e participativo. Então, como somos apaixonados pela ideia de uma escola integral, não poderíamos deixar de enaltecer Anísio Teixeira, pois ele é o pai da construção de uma educação em tempo integral". 
 
A estudante Bruna Braga, 14, 9º ano, escreveu e compartilhou seu texto em que destaca a trajetória de vida de Anísio Teixeira. "Estou muito feliz em participar da mostra, pois tive que pesquisar e ler um pouco para saber quem foi Anísio Teixeira. Fiquei bastante interessada pela história dele ao saber que ele foi um homem muito importante e isso aumentou ainda mais a minha curiosidade sobre o educador. Gostei bastante de produzir um texto sobre ele". 
 
O estudante João Sérgio Trindade, 15, 9º ano, usou a sua habilidade artística para fazer um desenho de Anísio Teixeira. "Participar deste projeto para homenagear um educador tão inspirador foi muito estimulante. Conhecer suas propostas para a nossa educação me fez desejar ainda mais me comprometer a aprender e multiplicar conhecimentos", disse. 
 
Suspensão das aulas
As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.
 
Homenagens a Anísio Teixeira
Um dos marcos das ações desenvolvidas para celebrar os 120 anos de Anísio será a assinatura do Projeto de Lei enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que designa Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. Está prevista, ainda, uma sessão solene no Congresso Nacional. Além disso, serão realizadas lives sobre temas relacionados ao educador e diversas postagens nas redes sociais do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre o legado do educador, além da publicação do podcast "Nas ondas da rede: Anísio Teixeira", de vídeos tutoriais sobre ferramentas digitais que contribuem para ações pedagógicas on-line e de vídeos de educadores e estudantes da Escola Parque. 
 
Ao longo do ano, também estão programados atividades e eventos como: Prêmio Anísio Teixeira de Gestão Escolar; Aula Magna na Escola Parque Carneiro Ribeiro, em Salvador, e na Escola Parque 308 Sul de Brasília; denominação do prédio da SEC como "Casa Anísio Teixeira" e exposição comemorativa na SEC e nos NTEs; lançamento da Biblioteca Anísio Teixeira com a publicação de obras do educador; e a realização de seminários virtuais com instituições de Ensino Superior públicas.
 

Notícias Relacionadas