Estudantes de Salvador e Região Metropolitana participam de Conferência Regional pelo Meio Ambiente

Estudantes de escolas da rede estadual, localizadas em Salvador e Região Metropolitana, juntamente com alunos de escolas particulares e municipais, participaram, nesta sexta-feira (4/10), da etapa regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis. O encontro, realizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, precede a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece ainda em outubro, em Salvador, com delegados de todas as regiões do Estado.

Conferência Infantojuvenil Itapetinga

A etapa regional tem como objetivo eleger os projetos e delegados que representarão as regionais na Conferência Estadual. Além disso, é o momento de sistematizar os projetos de ação elaborados nas conferências escolares, a fim de potencializar a educação ambiental e promover atitudes positivas e comprometidas com as questões socioambientais no ambiente escolar. “Tivemos uma participação muito boa dos estudantes, com a apresentação de projetos que buscam transformar a escola em um espaço sustentável”, avaliou o diretor da Diretoria Regional de Educação (Direc 1B), Luis Henrique Peixoto.

Destaque – Com um total de 1.777 escolas participantes, a Bahia foi o segundo Estado do País em número de unidades de ensino que realizaram a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As escolas fazem parte de todas as redes de ensino (estadual, municipal e privada).

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, um processo de planejamento possibilitou uma grande mobilização das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e das unidades escolares para a participação nas conferências. “O efeito desse processo reflete na sociedade. A Conferência é apenas um pretexto pedagógico para estimular um processo que deve acontecer de forma contínua em sala de aula”, frisou o coordenador.

Outras informações sobre a Conferência Estadual estão disponíveis aqui.