Estudantes de Prado combatem o Aedes aegypti

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No Colégio Estadual Homero Pires, localizado no município de Prado (792 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, os estudantes estão participando de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika vírus e chikungunya. Através de atividades como pesquisas, seminários, caminhadas pelas ruas da cidade e apresentações culturais, eles conscientizam a população local, ao mesmo tempo em que aumentam seus conhecimentos sobre o assunto. 
 
Em ações de mobilização, a exemplo de visita às casas dos moradores da cidade, os estudantes agem como multiplicadores de informações. Eles entregam cartilhas informativas produzidas pelo Governo do Estado e orientam que as pessoas eliminem os focos criadouros dos mosquitos nos ambientes de suas casas, como quintais e lages abertas. 
 
A estudante Thalia Gonçalves, 18 anos, do 3° ano, acredita que estas ações são muito importantes. “É essencial que cada um faça a sua parte para conscientizar a comunidade, através de um trabalho de prevenção”, diz.
 
Para Marina Cobra Justino, 20, também do 3° ano, as atividades vem contribuindo para o aprendizado dos conteúdos trabalhados em disciplinas como Biologia. “Além de alertar a sociedade, os assuntos são trabalhados de forma prática e isso enriquece nossos conhecimentos. Outro ponto positivo é que isso vem modificando a realidade da nossa cidade, pois, foi constatado que o número de casos de dengue diminuiu e isso é muito bom”, destaca a estudante.
 
Segundo a professora de Geografia e Filosofia, Nair Vieira Rodrigues, neste mês será realizada mais uma caminhada de conscientização nas ruas do entorno do colégio. Além disso, os estudantes vão produzir cartazes, poemas, vídeos, paródias e maquetes que serão apresentadas para toda a comunidade escolar. “Os estudantes abraçam a causa, se envolvem nas atividades, aprendem e sensibilizam a todos por onde passam”, afirma a educadora. 
 

Notícias Relacionadas