Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes de Paripiranga reproduzem caverna para estudar Geografia e Matemática
A partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e pesquisas de campo, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no município de Paripiranga, a 340 km de Salvador, montaram uma caverna com material reciclável, para os estudos das disciplinas de Geografia e Matemática. A caverna foi tão bem reproduzida que despertou o interesse da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que os convidou para trocar experiências com outros estudantes.
A atividade, apresentada recentemente na III Feira de Ciência do colégio, é resultado do projeto Educação Patrimonial e Artístico (Epa). De acordo com o professor de Geografia, Alexandre do Nascimento, a iniciativa partiu da vontade de estimular o exercício da preservação ambiental e patrimonial e de entender a importância das cavernas como registros antropológicoss e espeleológico de Paripiranga.
"Colocar em prática o que estudamos foi surpreendente", estudante Roberto de Jesus
“Além de estudar sobre questões ambientais e formação de cavernas, eles fizeram um levantamento de quantas existem na região e visitaram a Gruta Bom Pastor, localizada no povoado Roça Nova, no município. Com base nisso, tentaram fidelizar ao máximo o conjunto de informações e características visualizadas no ambiente natural”, explicou o professor.
A professora de Matemática, Fernanda de Andrade Santos, afirmou que o trabalho envolveu os estudos de conteúdos como teorias de transformação de unidades de medida, escalas, noções de ângulo e estatística. “Este estudo interdisciplinar, envolvendo as duas disciplinas, foi fundamental para a contextualização dos assuntos abordados e enriquecimento dos estudantes”.
Para a construção da caverna foram utilizados materiais reaproveitáveis como 250 sacos vazios de cimento, ripas, arames, madeira, grampos e TNT preto para minimizar a luminosidade externa. “Colocar em prática o que estudamos foi surpreendente. Ao final, nos sentimos dentro de uma caverna de verdade e aprendemos desde a pesquisa até a execução do projeto”, ressaltou o estudante Roberto de Jesus, 17 anos. Já Arlécia Santana, 16, destacou que os assuntos ficaram mais fáceis de aprender. “A atividade prática contribuiu bastante para o aprendizado porque não ficamos restritos somente à sala de aula”.
Troca de experiências
O trabalho chamou a atenção da professora de Biologia Christiane Donato, do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela contou que ficou sabendo da caverna artificial através de imagens compartilhadas no celular pelo Grupo Mundo Subterrâneo de Espeleologia (GNSE), do qual faz parte. “Os alunos fizeram um trabalho tão bem feito, que me surpreendi ao saber que não era de verdade. Viajei para ver de perto e fiquei encantada com a riqueza de detalhes. Agora, eles irão compartilhar suas experiências e ideais para que os nossos alunos também possam replicar este trabalho na universidade”, completou.
Notícias Relacionadas
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira
-
Profissionais da rede estadual participam de imersão sobre Educação Especial em Santo Antônio de Jesus