Estudantes de Paripe protagonizam espetáculo teatral sobre a luta de mulheres negras

Palavras-chave:

 

Fotos: divulgação

 

Estudantes do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, protagonizaram o espetáculo teatral “Heroínas Negras Brasileiras – Oito mulheres e suas incríveis jornadas”, nesta terça-feira (30), no Centro Cultural de Plataforma. Escrita e dirigida pela professora Naidi Lopes, a peça contou com a participação de 36 alunos e teve o objetivo de apresentar a luta de mulheres negras pela liberdade e direitos e que são pouco reconhecidas na história do país.

A professora Naidi Lopes destacou que a atividade buscou valorizar a história das personagens que podem ser referência para os estudantes da rede estadual. “O trabalho tem a ideia de mostrar a atitude destas mulheres negras que, em fases diferentes da história, foram fundamentais para lutar pelos seus direitos. Queremos mostrar aos alunos que pessoas identificadas com eles, como Laudelina de Campos Melo, Dandara dos Palmares, Tia Ciata, Zacimba Gaba e Maria Felipa de Oliveira, foram importantes para mudar a sua realidade. Para o espetáculo, temos a parceria do Teatro Castro Alves (TCA), que nos cedeu o figurino, além do espaço do Centro Cultural de Plataforma”, explicou.
 
Para Ana Clara dos Santos, 14 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, a atividade promove um importante resgate da sua identidade. “É muito legal conhecer e interpretar figuras tão fortes da nossa cultura. Na peça, faço a princesa Aqualtune do Congo que foi escravizada e trazida para o Brasil. Como já tinha participado de batalhas conseguiu organizar a sua fuga indo para o Quilombo de Palmares. Foi muito importante pela luta contra a escravidão no Brasil. Por isso é bastante inspirador estar participando do espetáculo que valoriza a nossa origem”, disse. 

Notícias Relacionadas