Estudantes de Medeiros Neto, no Sul da Bahia, desenvolvem biodigestor de baixo custo

Palavras-chave:
Foto: Ascom/Secti

Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em 2023, a cidade baiana Medeiros Neto contabilizou mais de 126.000 cabeças de gado, ocupando a 10° posição como maior rebanho do estado, sendo parte dessas propriedades pertencentes a pequenos produtores. Pensando nisso, os estudantes do Centro Territorial De Educação Profissional de Medeiros Neto, Diônatas Araújo, Jhonata Lima e Moabe Bomjardim, elaboraram um biodigestor de baixo custo que facilita o reaproveitamento dos dejetos bovinos na agropecuária familiar.

Apesar de ser um produto já estudado no Brasil, os biodigestores são desenvolvidos em escalas industriais com custos altos. Por isso, a orientadora da equipe, Norma Ferreira, conta que o intuito do projeto é elaborar com os alunos uma ferramenta que funcione a partir de energias alternativas já conhecidas pelos pecuaristas. “A divulgação dessa tecnologia na comunidade escolar favorece a disseminação do estudo entre os produtores, já que boa parte dos estudantes são filhos de pequenos agricultores da zona rural do município de Medeiros Neto”, diz.

Para a professora, integrar sustentabilidade ao fazer tecnológico permite a obtenção de vantagens para o meio ambiente e viabiliza economicamente as atividades rurais. “Entre os benefícios do biodigestor é possível citar o fornecimento de biogás, que é usado como combustível em geradores elétricos ou mesmo em fogões domésticos. Além disso, o equipamento também produz biofertilizantes, um produto orgânico usado em atividades produtivas rurais como enriquecedor dos solos”, conta.

O projeto, que foi elaborado no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC), continua em andamento. Os estudantes, que almejam proporcionar melhor qualidade de vida aos produtores, continuam divulgando os estudos sobre o uso e a instalação dos biodigestores nas áreas rurais de menor escala.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti

Notícias Relacionadas