Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Jequié desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável
Estudantes de Jequié desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável
Publicado em ter, 04/07/2017 - 11:59 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes Valdir Moraes Junior e Débora Souza Oliveira, do curso técnico em Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), localizado em Jequié (368 km de Salvador), desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável, climatizado e iluminado através de energia solar. A iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida da população e é voltada à sustentabilidade socioambiental.
Para a instalação do ponto, o projeto propõe uma estrutura de aço galvanizado, policarbonato no teto, para reduzir a exposição a raios U.V e U.V.A, kit de placas solar com inversor de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados para proteger as pessoas das condições climáticas e umidificador para climatizar o ambiente. Os assentos dos pontos são puffs de pneus e o piso feito com pneus reciclados. Já a iluminação, à noite, tem como base lâmpadas de LED. A estrutura também possui acessibilidade para cadeirantes com rampas e lugar reservado, além de pisos táteis de alerta para deficientes visuais.
Para Valdir Morais Junior, 28, o projeto é muito importante para a população e para o meio ambiente. “O pneu que poderia poluir terá novas utilidades e a energia solar constitui-se como uma fonte de energia renovável e não poluente. Outra questão é que as pessoas poderão ter mais conforto e segurança ao utilizarem os pontos de ônibus”, afirma o estudante.
Débora Souza Oliveira, 20, conta que este foi o seu primeiro projeto de iniciação científica e que aprendeu muito durante o processo de elaboração. “Gostei muito de participar do projeto e espero que, futuramente, ele seja colocado em prática, pois vai trazer vários benefícios para as pessoas. Para apresentar o projeto, fizemos uma maquete que mostra a estrutura”, diz.
Fotos: divulgação
Segundo a professora Luciana Silva de Deus, que orientou o projeto juntamente com o professor Justino Sá Barreto Neto, a iniciativa apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar. “Este trabalho estabelece um diálogo entre as disciplinas de base comum e as específicas do curso, no qual eles realizaram pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e materiais, trabalhos práticos e pesquisas de campo”, explica a educadora.
A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus, na qual destacaram questões como permanência, acessibilidade e segurança. O projeto foi baseado em outros pontos de ônibus, a exemplo dos de Dubai, com estrutura de metal, climatizados e fechados por vidro, além de pontos existentes no Brasil, na cidade de Florianópolis, que possuem energia solar e teto verde.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá
-
UNEB e Colégio Estadual Thales de Azevedo promovem feira educativa sobre saúde e antirracismo
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e RMS realizam mostra de trabalhos artísticos