Estudantes de Jequié desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável

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Fotos: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes Valdir Moraes Junior e Débora Souza Oliveira, do curso técnico em Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), localizado em Jequié (368 km de Salvador), desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável, climatizado e iluminado através de energia solar. A iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida da população e é voltada à sustentabilidade socioambiental.
 
Para a instalação do ponto, o projeto propõe uma estrutura de aço galvanizado, policarbonato no teto, para reduzir a exposição a raios U.V e U.V.A, kit de placas solar com inversor de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados para proteger as pessoas das condições climáticas e umidificador para climatizar o ambiente. Os assentos dos pontos são puffs de pneus e o piso feito com pneus reciclados. Já a iluminação, à noite, tem como base lâmpadas de LED. A estrutura também possui acessibilidade para cadeirantes com rampas e lugar reservado, além de pisos táteis de alerta para deficientes visuais.
 
Para Valdir Morais Junior, 28, o projeto é muito importante para a população e para o meio ambiente. “O pneu que poderia poluir terá novas utilidades e a energia solar constitui-se como uma fonte de energia renovável e não poluente. Outra questão é que as pessoas poderão ter mais conforto e segurança ao utilizarem os pontos de ônibus”, afirma o estudante.
 
Débora Souza Oliveira, 20, conta que este foi o seu primeiro projeto de iniciação científica e que aprendeu muito durante o processo de elaboração. “Gostei muito de participar do projeto e espero que, futuramente, ele seja colocado em prática, pois vai trazer vários benefícios para as pessoas. Para apresentar o projeto, fizemos uma maquete que mostra a estrutura”, diz.
 
Fotos: divulgação
Segundo a professora Luciana Silva de Deus, que orientou o projeto juntamente com o professor Justino Sá Barreto Neto, a iniciativa apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar. “Este trabalho estabelece um diálogo entre as disciplinas de base comum e as específicas do curso, no qual eles realizaram pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e materiais, trabalhos práticos e pesquisas de campo”, explica a educadora.
 
A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus, na qual destacaram questões como permanência, acessibilidade e segurança. O projeto foi baseado em outros pontos de ônibus, a exemplo dos de Dubai, com estrutura de metal, climatizados e fechados por vidro, além de pontos existentes no Brasil, na cidade de Florianópolis, que possuem energia solar e teto verde. 

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