Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Governador Mangabeira participam de aula de campo no Pelourinho
Estudantes de Governador Mangabeira participam de aula de campo no Pelourinho
Publicado em sex, 23/08/2019 - 13:32 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
A atividade pedagógica envolveu estudos sobre o Brasil Colônia, a exemplo de como Salvador se tornou a primeira capital do Brasil e a estrutura arquitetônica da época. Os alunos aprofundaram os estudos sobre a cultura africana e como os negros tiveram participação ativa no processo de povoamento pós-descobrimento do Brasil. Já na visita ao Museu Náutico, os estudantes aprenderam como era a navegação nos séculos XV e XVI, que possibilitou a chegada dos portugueses ao Brasil.
O professor de História, Luís Carlos Borges da Silva, destacou a importância de atividades como estas para o aprendizado dos alunos. “Nesta aula de campo, os alunos perceberam o quanto a cidade de Salvador foi importante no processo de colonização da América Portuguesa. Também demonstramos para eles aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos daquele momento na cidade de Salvador”, disse.
Conhecendo pela primeira vez o Centro Histórico, a estudantes Franciele da Silva Pereira, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, falou emocionada sobre o que aprendeu. “Foi lindo demais conhecer de perto pontos que foram explicados pelo professor na sala de aula. É muito boa esta vivência, principalmente, porque foi a minha primeira vez em Salvador e sempre quis conhecer esses lugares que fomos hoje. Eu gostei mais da Catedral Basílica e da Igreja de São Francisco”, contou.
Já o aluno Luedsom Santos de Souza, 18, 3º ano, disse que ficou encantando com o Museu Náutico. “Conhecer a história da navegação baiana naquele período, sabendo que tinha uma ligação muito forte com o Recôncavo, que é onde fica a nossa cidade, foi maravilhoso. Com certeza essas atividades nos ajudam a aprender melhor”, falou.
Notícias Relacionadas
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC