Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes de Governador Mangabeira conhecem comunidades quilombolas em atividade de campo
![](http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Midiateca_Max/midiateca/fotos/2024/whatsappimage2024-04-23at170230.jpeg)
Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Edgard Santos, localizado no município de Governador Mangabeira, participaram, nesta terça-feira (23), de uma atividade de campo nas comunidades quilombolas de São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Engenho da Ponte, localizadas em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. A atividade teve o objetivo de colocar os estudantes em contato direto com a população local para entender as formas de organização social, econômica e cultural destes espaços, além de compreender como essas organizações possibilitam condições de protagonismo dos quilombolas neste território.
A realização da atividade se justifica pela concepção de estudo relacionada à Lei no 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas da educação básica do país. O roteiro contemplou a visita à comunidade quilombola São Francisco do Paraguaçu e apreciação guiada das ruínas do Convento de São Francisco; visita à comunidade quilombola Santiago do Iguape; almoço e roda de conversa com a liderança da comunidade quilombola do Engenho da Ponte.
O professor de História Luís Carlos Borges falou do impacto da atividade no aprendizado dos estudantes. “A ideia foi demostrar para os estudantes a importância da presença negra nessa região, como os quilombos foram formados e como essas comunidades resistem até hoje, mantendo uma tradição e cultura. Nós almoçamos, por exemplo, no Engenho da Ponte, com a refeição feita pela comunidade e eles puderam refletir acerca de aspectos ligados à história e cultura afro-brasileira, sobretudo a partir da concepção de comunidades quilombolas”.
Para o estudante Eduardo Aranha, 16, a experiência de conhecer de perto as comunidades quilombolas foi enriquecedora. “Durante a atividade, foi possível aprender sobre a origem dos povos do nosso país e de como era a situação dos escravizados. Desta forma, fica mais fácil abordar os assuntos das matérias de humanas que tratam sobre isso, pois pudemos ver de perto como era a real situação dos quilombolas”, comentou.
O estudante Ícaro José da Conceição, 16, também gostou da atividade. “Nós tivemos a oportunidade de conhecer locais históricos e compartilhar outros pensamentos e ideias. O que eu achei mais interessante foi o fato das pessoas e das comunidades criarem suas próprias formas de obter renda e lucro. Fica muito mais fácil aprender quando podemos ter o contato visual”, afirmou.
Notícias Relacionadas
-
SEC leva projetos de arte, cultura e literatura para a Fligê
-
Confira a lista dos educadores selecionados para participar da formação intensiva no uso de tablets
-
Governo do Estado entrega novas obras de Educação em Feira de Santana
-
Estudantes celebram o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com atividades
-
Estudantes da rede estadual baiana são finalistas na IX Feira Brasileira de Iniciação Científica
-
Governo do Estado investe no acesso à cultura e história com o Programa Estudantes nos Museus
-
Encontro Estudantil: novo cronograma altera prazo de publicação dos projetos selecionados