Estudantes de Firmino Alves realizam atividades on-line sobre vida e obra do educador baiano Anísio Teixeira

Estudante Julia Nunes, 3º ano
Os estudantes do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no município de Firmino Alves, estão envolvidos na oitava semana de atividades on-line interdisciplinares da unidade escolar. Desta vez, eles trabalham temas voltados à vida e a obra do educador baiano Anísio Teixeira e os princípios da Educação Integral. Nesta etapa, que prossegue até esta sexta-feira (15), os estudantes estão trabalhando os conteúdos em formato de documentário (“Anísio Teixeira: um vulcão de ideias”) e de artigos (“Anísio Teixeira: o inventor da escola pública”, de Márcio Ferrari, e “A Escola parque na Bahia”, escrito por Anísio, em 1967), seguidos de questionários sobre os assuntos abordados.
 
A estudante Julia Nunes Aguiar, 16, 3º ano do Ensino Médio, fala sobre a sua experiência com a atividade sobre Anísio Teixeira. “Este foi um dos trabalhos mais interessantes realizados durante o período da quarentena, pois, através do material que recebemos, pudemos conhecer quem lutou pelo surgimento das escolas públicas e qual a sua linha de raciocínio, princípios e opiniões. Além de compreender o quão importante é valorizar o que nós, estudantes da rede pública, possuímos hoje, fiquei muito orgulhosa por saber que tenho a oportunidade de usufruir de recursos que pessoas como Anísio Teixeira lutaram para nos oferecer. Conhecer o processo de criação e o desenvolvimento da educação pública no Brasil dá ainda mais motivação para estudar, dedicar e lutar por um futuro em que possamos ter acesso a recursos cada vez melhores”.
 
Sofia Neves, 15, 2º ano do Ensino Médio, também relata a importância da ação para o seu processo de ensino e aprendizagem. “Acho que é bastante importante a mobilização dos estudantes da rede estadual baiana, pois Anísio Teixeira foi um educador diferenciado. Ele sempre lutou pela educação igualitária para todos os estudantes, independentemente da classe social, e deixou bem claro isso na Escola Parque quando criou. Desta forma, Anísio Teixeira queria que os alunos de baixa renda tivessem a mesma oportunidade dos alunos de renda alta. Além disso, ninguém esperava que um homem rico, como ele, que cursou Direito, se importasse tanto com a educação baiana como ele se importou. Por isso, acho muito importante entendermos mais sobre o legado de Anísio, que revolucionou a educação do Brasil”.
 
Estudante Sofia Neves, 2º ano
A diretora Sandra Helena Almeida explica que esta ação já tinha sido programada na Jornada Pedagógica, em fevereiro, mas com a necessidade da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do Coronavírus, as atividades planejadas foram reelaboradas. “Esta ação tem grande relevância para a nossa escola, uma vez que desde o início do ano já havíamos planejado levar para a praça pública, durante a Gincana Cultural e Educativa, o grande encontro de Monteiro Lobato e Anísio Teixeira. O nosso colégio é de Educação Integral e a nossa proposta de formação integral dos nossos estudantes caminha junto com a proposta de Anísio, que é educar para a vida. A ação, que acontece mesmo no isolamento social, tem o cunho principal de fazer com que os nossos alunos conheçam a vida deste grande educador e a nossa proposta foi passar esse conhecimento de uma forma bem dinamizada”.

 

Notícias Relacionadas