Estudantes de Feira de Santana participam de olimpíada on-line de Inglês

Fotos: divulgação
Os estudantes do 8º ano do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em Feira de Santana, estão participando da Olimpíada On-line de Inglês, iniciada na quarta-feira (25) e que prossegue até o dia 13 de abril. A atividade consiste em uma série de tarefas em que os alunos terão que vencer desafios diários, usando a internet e a tecnologia para ampliar seus conhecimentos em Língua Inglesa e compartilhar boas ideias com outras pessoas. Esta é mais uma inciativa para dar suporte ao aprendizado dos estudantes neste período de suspensão das aulas presenciais, por conta da prevenção ao Coronavírus (COVID-19).

O professor de Inglês e idealizador da olimpíada, João Luiz Costa, falou da importância da atividade pedagógica para o aprendizado dos estudantes. “Eu e os meus alunos já realizávamos atividades extras com aplicativos e plataformas on-line, como o Google Classroom e o Duolingo for Schools. Neste período de isolamento, continuamos de forma remota e a olimpíada é uma delas. Queremos que eles aproveitem este tempo para aumentar seus conhecimentos e, para isso, estamos usando o aplicativo Zoom Cloud Meeting na realização de conferências e para interagir com os alunos. No primeiro desafio, usando a hashtag #stayhome (fique em casa), eles fizeram vídeos dando dicas em Inglês do que fazer e não fazer durante a quarentena”, explicou.

Os desafios são lançados no aplicativo Zoom, no qual o professor também realiza aulas on-line. As tarefas são respondidas pelos estudantes no grupo de WhatsApp da turma e todo o material produzido é compartilhado na página oficial da olimpíada, no Instagram (www.instagram.com/olimpiadaonlineingles/).

O estudante Robert Carvalho, 13, disse que a olimpíada está estimulando, ainda mais, o seu interesse pelo Inglês. “As atividades on-line são muito importantes, pois está servindo para ocupar o meu tempo e para aprender mais os conteúdos de Inglês, que é uma disciplina que eu gosto muito”, afirmou.

Isabelle Souza, 13, também aprovou a iniciativa do professor. “Estou gostando muito de participar dessa gincana, pois está tornando o nosso período de isolamento social mais prazeroso e divertido. É uma forma da turma se interagir e aprender mais os assuntos de Inglês”, comentou a estudante.

Para a diretora do colégio, Rosiene Rodrigues, a ideia da olimpíada foi muito oportuna. “São atividades dinâmicas, como esta que mantem os estudantes ocupados e interessados. Isso mostra que é possível usar a tecnologia como ferramenta de suporte pedagógico”, destacou.

Suspensão das aulas
O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.