Estudantes de curso técnico desenvolvem roteiros turísticos

Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul (Cetep), em Maraú, estão desenvolvendo roteiros turísticos sobre a Península. A primeira viagem está marcada para o próximo domingo (16/07), envolvendo 15 mulheres da melhor idade inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maraú. Durante o roteiro, os estudantes irão repassar ao grupo, informações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos da Península. A atividade vai começar com um receptivo e saboroso café da manhã no próprio CETEP.

A proposta da atividade é fazer com que os alunos vivenciem situações da futura profissão ao organizar passeios turísticos que permitirão aos moradores desfrutarem e conhecer mais as belezas naturais de Maraú e de outras localidades, como Taipús de Fora e Campinhos.

Maiara Silva, 17, estudante do curso, explica que o café da manhã também será recheado de muitas lendas e histórias da região. “Falamos, por exemplo, da lenda do Cocumbi, muito conhecida aqui. Eram negros que não podiam entrar na Igreja de São Sebastião e aí criaram a sua própria capela, onde sambas aconteciam. Um dia, os brancos se pintaram de carvão e participaram do samba também”, conta se divertindo. “Essa capela é conhecida como a Igreja Nossa Senhora dos Pretos”, informa. Após o café da manhã, o ônibus seguirá para Taipús de Fora. “Lá tem uma gruta muito bonita, as pessoas ficam encantadas”, conta, revelando parte das belezas arquitetônicas que os visitantes encontram no Litoral Sul.

A ideia do projeto começou com o turismólogo Marcílio Góis, professor do Cetep, e conta com a participação da comunidade, de empresários locais e da Secretaria da Educação do Município que cede o ônibus para o tour. “Tem pessoas da comunidade que nunca fizeram uma trilha aqui. É importante que conheçam a geografia, a biodiversidade, a história, os patrimônios históricos, a beleza natural do lugar onde vivem. Todas essas informações são estudadas e pesquisadas pelos jovens e transmitidas para elas”, disse Marcílio Góis.

O professor ressalta que esta atividade é caracterizada como um estágio social, refletindo o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O estágio é um componente curricular que coloca o estudante em contato direto com a realidade do mundo do trabalho. Possibilita, desta forma, que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática.

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