Estudantes de colégio estadual apresentam resultados de projeto de ciências no Bairro da Paz

Palavras-chave:

Estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, apresentam nesta sexta-feira (18/10), das 8h às 22h, os resultados do projeto Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade – em busca de um mundo melhor. Em paródias, revistas, peças teatrais, experimentos, maquetes e brincadeiras, os estudantes refletem sobre revolução industrial, reciclagem, revolução tecnológica, entre outros temas relacionados à sustentabilidade, ciências e tecnologia.

“Estamos desenvolvendo projetos que são muito importantes para a comunidade do bairro, sempre com o foco na sustentabilidade. Fizemos um estudo sobre o Rio Mangabeira, e de que forma podemos cuidar melhor dele”, disse Catherine Santiago, estudante do 1º ano do ensino médio. A turma da aluna realizou trabalhos no próprio rio, como a coleta para a análise de água e uma filmagem. As ações vão ser divulgadas na sexta-feira.

De acordo com a diretora da escola, Elísia Mélia Silva Santos, um dos objetivos do projeto, desencadeado no início do ano letivo, é aproximar os estudantes da pesquisa científica. “Nós queremos fazer com que eles comecem a se preocupar com as descobertas científicas, além de buscar o conhecimento por meio da pesquisa”, explicou a diretora.

Um dos destaques do projeto é a “casa sustentável”. Em tamanho quase real, a casa foi construída utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet e embalagens de leite longa vida. “A nossa intenção foi mostrar que podemos realizar vários projetos interessantes com material reciclável”, disse Felipe Santos, estudante da 8ª série.

Mudança de comportamento – Além de proporcionar uma imersão no universo científico, o projeto também contribui para a conscientização ambiental dos estudantes. “Percebemos mudanças de comportamento, principalmente na limpeza da escola e na economia de água e energia. Os estudantes já começam a levar isso para casa. Muitos deles dizem que também orientam os pais e familiares”, frisou a diretora.

Notícias Relacionadas