Estudantes de Camaçari se preparam para Olimpíadas de Química, Biologia e Geografia

Cerca de 60 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), situado no município de Camaçari, estão empolgados com a XIII Olimpíada Baiana de Química, para a qual vão concorrer neste sábado (4), às 14 horas, no Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA). A preparação está intensa, com uma série de aulas de revisão aos sábados. Outros alunos da unidade se preparam para a IV Olimpíada Baiana de Biologia, cuja prova será no dia 11/08, e para a IV Olimpíada Brasileira de Geografia, que acontece entre os dias 6 e 28/8.

Os estudantes do CETEP acabam de participar do Desafio Nacional Acadêmico (DNA), que ocorreu entre 9 e 16 de junho, alcançando a 274º posição no ranking nacional, concorrendo com 1.204 equipes de todo país e oitavo lugar no ranking estadual, concorrendo com 31 equipes baianas. Agora, para a XIII Olimpíada Baiana de Química, os estudantes do 1º, 2º e 3º anos da sede e do anexo de Candeias estão assistindo aulas promovidas pelos professores de Química do CETEP, desde o início de julho, sempre aos sábados, nos dois turnos. “O auditório sempre cheio demonstra o empenho dos estudantes para obter uma excelente colocação na prova e o quanto é possível aguçar o interesse deles”, conta a diretora da unidade, Márcia Bezerra.

O aluno do 3º ano do curso técnico em Química, Carlo El-Chami, confirma: “Admiro muito a iniciativa dos professores que disponibilizaram seu tempo no final de semana para ajudar a mim e aos outros colegas. São nossos heróis e estão ajudando demais”. Os estudantes que participarão da IV Olimpíada Baiana de Biologia também estão na fase de preparação, visando obter um bom desempenho. A aluna do 2º ano do curso técnico em Química, Karoline Guimarães Rocha, comenta: “O sentimento em relação à prova é de pura ansiedade e vontade de fazer um bom trabalho. Agradeço a todos os professores envolvidos, pois sem o auxílio deles nada disso aqui seria possível”, diz.

Já os alunos inscritos na IV Olimpíada Brasileira de Geografia formaram equipes de três estudantes e estão focados em realizar as etapas online que ocorrerão. O estudante Pedro Paulo Oliveira, do 2º ano do curso técnico em Química resume todo sentimento à espera da prova: “Nossa expectativa é por um bom desempenho e mostrar para o Brasil que somos de escola pública estadual e temos uma grande força e apoio dos nossos professores, que são de ótima qualidade”, revela, torcendo para pela disciplina de Geografia e o quanto estão empenhados em avançar para chegar à etapa presencial, que será realizada em Brasília.