Estudantes de Cajazeiras estudam a escravidão no Brasil em visita ao Arquivo Público

Palavras-chave:
Jovens de diferentes idades, de quatro instituições de Cajazeiras, fazem visita ao Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) do dia 7 a 10 de outubro, às 14h. A ação faz parte da Pré-Flin e pretende discutir documentos históricos do período da escravidão no Brasil. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as revoltas históricas, estratégias de fuga, de resistência, celebrações e costumes das pessoas escravizadas nesse período.
 
Após o estudo dos arquivos históricos, será exibido o documentário A Última Abolição, que vai contar com a contribuição do historiador Leandro Assis para fazer a interlocução entre a dimensão histórica e o resultado desse processo de exploração e dominação na atualidade, a partir do trabalho e das relações sociais.
 
Segundo Walter Silva, diretor do CMB, o contato com os espaços de memória se constitui como exercício da nossa cidadania, na medida em que passamos a conhecer a nossa história. “A preservação da nossa história e memória contribui de diferentes maneiras para o desenvolvimento da sociedade, e para a difusão do conhecimento através da transposição didático-pedagógica”, diz.
 
Para a diretora do APEB, Teresa Matos, o que está em pauta é algo mais: uma prática que conjugue o lado técnico, com o cunho social da instituição. “Nossa intenção é atrair as pessoas de uma forma que compreendam o Arquivo não só como um espaço de preservação e difusão da memória histórica, mas, também, como lugar de produção de conhecimento e de lazer cultural”.
 
Cada dia será destinado a uma instituição. No dia 7, a visitação será com os alunos do Colégio Estadual Professor Nelson Barros; dia 8, com os estudantes do Centro Cultural Edson Souto; dia 9, com o Colégio Estadual Ana Bernardes e dia 10, com os jovens do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia.
 
Fonte: Ascom/ FPC

Notícias Relacionadas