Estudantes de Aratuípe participam da Mostra Jorge Cine Amado

Palavras-chave:

Os estudantes da rede pública da cidade de Aratuípe tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a realidade social da Bahia retratada em obras do escritor Jorge Amado. Foi nesta quarta-feira (24) que a Mostra Itinerante Jorge Cine Amado passou pelo município. Com a sala do Cine Aratuípe Antonio Alves da Silva cheia, os estudantes puderam apreciar o filme Capitães da Areia, adaptado do livro de mesmo nome, e do documentário Jorge Amado, de João Moreira Sales.
Foto: Ascom/Direc 4

Diversos questionamentos foram despertados nos estudantes que, atentos, conferiam a história de Pedro Bala e seus amigos que ficaram conhecidos como os Capitães da Areia. “O que mais me chama a atenção é a união do grupo de amigos e o conceito de liberdade colocado no final do filme. Nós vamos levar para casa essa reflexão de que liberdade é muito mais do que não depender de ninguém para tomar as decisões”, destacou Thainara Cerqueira, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Professor Rocha Pita.

A possibilidade de encontrar exemplos desses ‘capitães’ pelas ruas das cidades baianas deu o tom das discussões que sucederam a exibição do filme. “São mais de 70 anos que nos distanciam deles [a obra foi lançada em 1937], mas a realidade social desses meninos ainda se assemelha muito com o contexto social da nossa Bahia”, destacou o cineasta e crítico de cinema Ramon Coutinho.

A Mostra Jorge Cine Amado é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do estado para comemorar o centenário de nascimento deste escritor que tanto falou da Bahia em todo o mundo através de suas obras. Além de Aratuípe, outra cidade da DIREC 4 também receberá a Mostra. Nesta sexta-feira (26), a expectativa é que o Cine Teatro Rio Branco, em Nazaré, receba mais de 900 estudantes.

Fonte: Ascom/Direc 4

Notícias Relacionadas