Estudantes de Arataca apresentam projetos científicos na Semana Territorial de Ciência e Tecnologia

Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Bráulio Xavier, Localizado em Arataca (501 km de Salvador), apresentaram, nesta quinta-feira (25), diferentes experimentos e projetos científicos na IV Feira de Ciências do colégio, que integra a programação da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia – Litoral Sul Baiano (STCT). O evento, iniciado no dia 15 de outubro e que segue até o dia 11 de novembro, está sendo promovido em 21 escolas das redes estadual, municipal e federal do Território Litoral Sul Baiano, localizadas nas microrregiões de Camacã, Uruçuca, Itabuna, Itajuípe e Ilhéus.

No colégio, além de conferir as apresentações das produções científicas, os visitantes tiveram a oportunidade visitar duas salas temáticas, uma com exposições de tecnologias do passado como o primeiro computador, o avião 14 Bis e, outra, com tecnologias modernas como Smart TV, Smartphone e 3D. Além disso, o evento contou com os seguintes estantes: ‘Evolução do fogo’, ‘Física em movimento’, ‘Energia eólica’, ‘Jogos de desafios’, ‘Curiosidades das ciências. Outros destaques foram a mostra de robótica e a oficina de cacau e chocolate realizadas pelo IFBaiano de Uruçuca.

Segundo a professora de Química do colégio, Lilian Veloso, este tempo de evento científico amplia os conhecimentos dos estudantes. “Eles saem do tradicional da sala de aula, desenvolvem o senso crítico, pois se envolve e se dedicam muito nas pesquisas e apresentações. Além disso, desperta a vontade de aprender através da troca de experiências com outros estudantes e pessoas da comunidade”, destaca a educadora.

A estudante Elielda Ferreira, 16, 2º, apresentou com seus colegas o projeto sustentável X-GREEN. “Com o objetivo de diminuir a poluição do Rio Aliança, que passa pela nossa cidade, a gente vem coletando óleo de cozinha usado com as pessoas da comunidade e, com isso, produzimos sabão e vendemos para comprar solda caustica para produzir mais sabão. Outra ação importante que fazemos é a reciclagem de papel”, explicou.

Já Lara Dias, 15, 1º ano, participou da sala temática sobre ‘Desenvolvimento embrionário e gravidez na adolescência’. “Apresentamos vídeos e pesquisas sobre a temática, informamos sobre métodos contraceptivos e, também, conscientizamos as pessoas sobre os riscos, dificuldades e consequências de uma gravidez indesejada”, afirmou a estudante.

Mais sobre o evento
A Semana Territorial de Ciência e Tecnologia 2018 (STCT) -  Litoral Sul Baiano amplia as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, está trabalhando o tema ‘Ciência para a Redução das Desigualdades’ em todo o território nacional. Nessa edição, a SBPC, IFBA, IF Baiano, UFSB, NTE 05, Instituto Uiraçu e o Programa Ciência na Escola - PCE do Governo do Estado envolveram os 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, por meio de atividades interdisciplinares ou transdisciplinares, integrando instituições e profissionais em ações que visam contribuir com a redução de todas as formas de desigualdades nas esferas locais, territoriais e mundiais.