Estudantes de Aporá produzem vídeos sobre suas rotinas durante isolamento social

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do 1º ano do Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado no município de Aporá, estão produzindo vídeos contando suas rotinas diárias. Eles registram, por exemplo, momentos de estudo, o que já aprenderam, o que sentem falta e quais são as suas opções de lazer durante o período de isolamento social e suspensão das aulas, por conta da pandemia do Coronavírus. A atividade virtual, intitulada "Meu diário na quarentena", faz parte da disciplina eletiva Cinecyber: estudos socioculturais e linguagens, criada para atender ao currículo do novo Ensino Médio. A atividade visa difundir a importância de se manter em casa como medida de prevenção à COVID-19. 
 
Segundo a professora Jamile Priscila Bastos, a atividade surgiu da necessidade de manter os estudantes o mais próximo possível do ambiente escolar e, consequentemente, relacionar a disciplina com a situação dos distanciamentos social e escolar que estão passando. "A produção de vídeos já faz parte da rotina da escola, através do projeto estruturante Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), e a ideia é que eles produzam vídeos simples e espontâneos, sem a preocupação com a edição. Os vídeos podem ser compartilhados nos grupos de WhatApp das turmas e instagram da escola, mediante autorização deles. No retorno das aulas, iremos retomar o estudo sobre documentário e criar um com todos os depoimentos. Assim, poderemos verificar diferentes realidades dos nossos estudantes, durante a quarentena", explicou. 
 
A estudante Janine Rufino Almeida, 14, disse que está gostando muito de fazer o vídeo sobre o seu dia a dia. "Diante de tudo isso que estamos vivendo, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Nada melhor que aproveitar este tempo para estar com a família, para aprender coisas novas, sendo assistindo a uma série ou a um filme, estudando, lendo livros, tocando instrumentos ou criando novos hobbies. Com 'O meu diário da quarentena', além de ser divertido e expandir a criatividade, podemos transmitir uma mensagem para que possamos passar este período de uma forma proveitosa", afirmou. 
 
Quem também está empolgado com a atividade é Vinícius Amorim, 15. "Acho importante contar sobre a minha rotina para que as pessoas tenham consciência de que a nossa vida mudou e, talvez, não volte a ser a mesma tão cedo. É importante se prevenir. Foi muito boa a experiência de gravar o vídeo, de poder compartilhar o meu dia a dia na quarentena e de ser instrumento desta ideia incrível da professora Jamile. Creio que agora nós, estudantes, estamos percebendo a importância dos estudos e a falta que ele nos traz", revelou.
 
Suspensão das aulas
As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas, com a elaboração de um novo calendário escolar.
 
>> Assista aos vídeos: 
 

Notícias Relacionadas