Estudantes de Aporá conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia 2023

Foto: Divulgação
O Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira foi destaque e dois estudantes da unidade escolar, localizada no município de Aporá, distante a 188 quilômetros de Salvador, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2023. O evento é organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com apoio de outras universidades e instituições de pesquisa do país.

O estudante Renan Mendonça Rodrigues, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Nacional, com um desafio relacionado ao território Yanomami, que vivenciou, recentemente, uma crise sanitária e de segurança alimentar. “No atual contexto que vivemos, a biotecnologia, quando bem aplicada, possibilita o desenvolvimento de produtos e formas de resolver problemas que afetam as pessoas, os animais, as plantas e o meio ambiente como um todo. A utilização de plantas e bactérias, por exemplo, podem colaborar para a retirada dos metais pesados da água”, revela Renan, se referindo à contaminação por mercúrio que ocorre na maior reserva indígena do Brasil.

Sua colega e estudante do 1º ano do curso técnico em Agropecuária, Ana Elisa Araújo Oliveira, 15, que conquistou o 3º lugar na modalidade Ensino Técnico da Região Nordeste, considera que a pesquisa em Biotecnologia, área que pretende seguir, pode melhorar em muito a Agropecuária. “Acredito que podemos direcionar o seu desenvolvimento em prol de um planeta mais sustentável com a utilização dos recursos de uma forma limpa, produtiva e sem agredir o lugar onde vivemos, como o melhoramento genético de animais e plantas, por exemplo, contribuindo para a saúde da população”, pontua.

Para o professor de Física, Sebastião Oliveira de Souza Filho, o sucesso da participação dos alunos e, consequentemente, do Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira se deve aos projetos desenvolvidos pela instituição como forma de incentivar a comunidade escolar. “Acredito que a Ciência do amanhã se faz com os alunos e a Educação de hoje. Experienciar esse feito me leva a crer que estará em boas mãos”, revela, se referindo às conquistas alcançadas na OBBiotec 2023 e à aprendizagem que foi adquirida neste processo.

Sobre a OBBiotec 2023 - O objetivo do concurso é contribuir para a melhoria da Educação Básica nacional, estimulando a aprendizagem da biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional. A olimpíada tem como público-alvo estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de escolas públicas e privadas de todo país.

A primeira etapa da olimpíada foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho, como forma de avaliar o conhecimento biotecnológico aprendido na escola com questões objetivas. Já na segunda fase, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de agosto, os alunos participaram de uma avaliação em forma de desafio de jogos em que foram desafiados a propor soluções para problemas específicos como, por exemplo, a situação do povo Yanomami.

Todos os estudantes que realizaram as provas receberam certificado de participação. Para aqueles que acertaram pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado foram distribuídos certificados de Menção Honrosa, além do Prêmio Menina Biotec para a estudante que obteve a maior nota desta edição.

Fonte: Ascom/SEC