Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes de Alagoinhas identificam problemas ambientais
A degradação da Lagoa Cavada, na cidade de Alagoinhas, se transformou em objeto de estudo para os estudantes Daniel Santos e Naomy Brito, do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), do Agreste Alagoinhas/Litoral Norte. O projeto de pesquisa intitulado “Identificação de poluentes e dos principais problemas ambientais da Lagoa Cavada, Alagoinhas –BA”, foi apresentado, nesta quarta-feira (26/09), na 11ª Feira de Ciências e 2ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC 2012), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - campus de Catu.
A Lagoa Cavada é um importante manancial de Alagoinhas e, há alguns anos, era destinada ao lazer, pesca e até banho. Atualmente, se transformou em depósito de lixo e destinação para esgotos domésticos. “A avaliação in loco da lagoa, nos permite observar, apesar da presença de patos e garças no local, o grande acúmulo de lixo, águas escuras e fétidas, proliferação de mosquitos e a ausência de esgotamento sanitário na área do entorno”, informou a professora Alessandra Maria Flores, orientadora da pesquisa.
Estudo em várias etapas – Até compor o diagnóstico, os estudantes cumpriram várias etapas da pesquisa. Primeiro, realizaram aulas de campo para observar quais fatores estariam impactando este ecossistema. Depois, prepararam e aplicaram questionários junto aos moradores de conjuntos habitacionais no entorno do manancial. Por último, eles coletaram amostras da água que foram analisadas por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
A professora orientadora Alessandra Maria Flores explica por que os resultados obtidos são alarmantes. “A temperatura da água está altíssima, o que contribui para a proliferação de mosquitos. Outro resultado que impacta é o alto índice de turbidez da água, indicando uma quantidade de sólidos dissolvidos na água, o que comprova o processo avançado de poluição. “A poluição é tanta que pode atingir o aquífero de São Sebastião, cuja água cristalina é considerada uma das melhores do mundo e impulsiona a economia da cidade”, alerta.
De acordo com Alessandra, o projeto tem a função de chamar a atenção para o problema ambiental e a necessidade da adoção de políticas públicas como a de saneamento básico e esgotamento sanitário no entorno da Lagoa. Junto à população, a expectativa é promover a conscientização para uma melhor qualidade de vida. A professora destacou que ações como esta “reforçam princípios e diretrizes da Educação Profissional da Bahia, que visa preparar jovens trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no trabalho, de modo que atendam às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental das cadeias sócioprodutivas locais e dos Territórios de Identidade onde vivem”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo