Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Abrantes mergulham na história em aula de campo no Pelourinho
Estudantes de Abrantes mergulham na história em aula de campo no Pelourinho
Publicado em qui, 22/08/2019 - 16:56 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: divulgação
Ao todo, 207 estudantes estão envolvidos no projeto coordenado pela professora de Filosofia Valmira Daltro, que acompanha os estudantes. Durante a atividade, os estudantes conheceram a história das comidas tradicionais e típicas do povo negro e das religiões de matrizes africanas. A educadora destacou o significado do projeto. “Tem uma frase de Sócrates que diz: ‘conheça a ti mesmo’. Partindo deste princípio, vejo o quanto é importante os nossos alunos conhecerem a fundo a história de seu povo, de seus antepassados, trazendo a sua história e cultura para eles. Todos foram pela primeira vez ao Centro Histórico de Salvador e ficaram animados e curiosos para conhecer os detalhes de cada ambiente, as suas raízes e o valor de suas culturas”, destacou a professora.
A estudante Adila Graciele Santana de Oliveira, 15, do 1º ano do Ensino Médio, foi uma das que ficaram encantadas com o passeio pedagógico pelo Pelourinho. “Estou muito emocionada de conhecer de perto a história do povo negro, de saber sobre nossas culturas e costumes. Aprendi muito e volto para a minha escola e para minha comunidade com ainda mais orgulho da minha cor”, atestou. O colega Demis Gabriel dos Santos, 18, 3º ano, disse que aprender mais sobre a cultura negra trouxe riqueza ao seu aprendizado. “Foi muito legal aprender tudo que vi hoje. Ter aulas assim, através de passeios, indo aos locais, ver tudo de perto, fixamos melhor o conteúdo em nossas cabeças. Esse contato com a nossa história e cultura é muito importante”, opinou.
No final da terceira unidade, as atividades culminarão em uma apresentação para a comunidade escolar e visitantes, com os resultados das vivências desta visita ao Centro Histórico de Salvador e de outras atividades, feitas no colégio, voltados à cultura negra e ao protagonismo estudantil
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino