Estudantes da rede pública estadual conquistam medalhas e certificados na Olimpíada Brasileira de Geopolítica

Fotos: divulgação
Colégio Estadual São Vicente de Paulo, situado no município de Bom Jesus da Lapa, fez bonito em mais uma olimpíada do conhecimento, comprovando o crescente desempenho de estudantes da rede estadual em eventos similares. Desta vez, foi a Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), uma iniciativa da Seleta Educação, entidade que tem como metas apresentar e discutir conceitos-chave da Geopolítica, aprofundando a compreensão das dinâmicas globais.

Direcionada a estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental, a prova foi realizada em junho, no formato on-line visando estimular os participantes a interpretarem os fatores que moldam o cenário internacional, desde questões econômicas e sociais até conflitos militares. Ao explorar princípios e teorias da Geopolítica, a competição proporciona uma visão crítica sobre eventos globais, preparando indivíduos para serem cidadãos informados, líderes conscientes e solucionadores de desafios internacionais.

Para o professor de Geografia da unidade escolar, Matheus Costa Santos, não foi uma surpresa a conquista das medalhas e diplomas pelos alunos. “Já estamos nos preparando há algum tempo, tendo como foco principal o ENEM e a Olimpíada Brasileira de Geografia”, revela. Ele destaca que o estímulo à participação dos alunos na OBGP tem como intuito provocar uma reflexão sobre como os acontecimentos do panorama mundial influenciam no cotidiano.

“Na Geografia, a relação local x global e vice-versa ocorre todos os dias. Então, é importante que os estudantes tenham esse entendimento para compreender também essa relação e como esses acontecimentos interferem no nosso dia a dia. Por outro lado, essa conquista serve também para mostrar que eles têm capacidade e potencialidade, como alunos da escola pública, de galgar outros horizontes. Esta é uma experiência muito bacana. E que venham as próximas e que eles tenham recompensas no pós Ensino Médio, a partir dessas sementes que estão sendo plantadas agora”.

Neste ano, a competição contou com mais de 22 mil inscritos de todos os estados brasileiros, dos quais três estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual do município de Bom Jesus da Lapa conquistaram medalhas de Bronze: Laura Vilas-Boas Castro, Ludmili da Cruz Brito e Rebeca Brenda Silva Abreu. E mais três alunos da mesma série receberam Honra ao Mérito: Júlio César Santos Silva, Gabriela de Souza Leles e Sarah Kayllany Barbosa de Souza. “A conquista da medalha vem impulsionar a busca por novos desafios e o incentivo recebido em toda a trajetória de aprendizado foi fundamental para termos conseguido esse feito”, disse Ludmili. Sua colega e também medalhista Laura Vilas-Boas Castro acredita que a participação na OBGP permitiu que ela desenvolvesse melhor as habilidades para resolver questões de avaliação, como o ENEM, além de adquirir mais conhecimentos sobre a geopolítica do Brasil e o contexto mundial.