Estudantes da rede estadual vivem experiência de imersão no ambiente universitário em Feira de Profissões

Foto: Mateus Pereira
Mais de 500 estudantes de 15 escolas da rede estadual de ensino participaram, neste sábado (3), da ação ‘Conhecendo a Ufba – Feira de Profissões’, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no PAF V da Universidade Federal da Bahia, em Ondina. O projeto, viabilizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais, da SEC, em parceria com o Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IHAC), da Ufba, tem como objetivo promover um espaço de socialização e troca de saberes sobre os cursos de graduação, para auxiliar os jovens na tomada de decisões profissionais; além de sensibilizar os estudantes para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A coordenadora de Juventude da SEC, Larissa Lima, destacou a necessidade de trazer os estudantes para conhecerem na prática o que é a universidade federal, fortalecendo o movimento de expansão universitária, onde ainda mais pessoas, filhos de trabalhadores de todas as classes sociais, possam acessar esse lugar. “O nosso objetivo é apresentar e aproximar os estudantes da rede estadual à universidade e, principalmente, à universidade pública, porque a gente acredita muito nesse processo da transformação social que a educação pode proporcionar, e a gente sabe também que esse movimento precisa ser fortalecido na Educação Básica, para que os estudantes possam também acessar o Ensino Superior”, afirma.

Na vivência deste sábado, que aconteceu nos turnos matutino e vespertino, estudantes do 3º ano do Ensino Médio e líderes de classe matriculados em colégios estaduais de Salvador, Candeias e Lauro de Freitas puderam conhecer mais sobre os cursos de graduação, que foram apresentados pelos próprios universitários, tiraram dúvidas sobre as mais diversas carreiras e tiveram a experiência de viver um dia no ambiente acadêmico. A programação incluiu roda de conversa com o vice-reitor da Ufba, Penildon Silva Filho, aulões, almoço e outras atividades. Participaram do projeto 56 monitores, 28 staffs da Universidade e mais de 160 estudantes universitários.

Os estudantes mostraram entusiasmo ao conhecer o ambiente universitário e a grande variedade de carreiras de ensino superior que podem escolher. “Minha experiência hoje foi simplesmente incrível, pois conheci vários cursos diferentes. As áreas que mais me interessei foram Música e Tecnologia”, relatou Paulo Daniel, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, em Lauro de Freitas.

Para a coordenadora de Juventude, o momento atual, com a universidade pública acessível, é também de reparação histórica. “A gente acredita muito nesse processo da Educação como transformação de vida, mas também como um espaço de sonhar. E só é possível sonhar aquilo que a gente conhece, aquilo que a gente sabe que existe. Por isso, aproximar os estudantes da universidade pública é também fortalecer esse sonho do acesso ao ensino superior, que, durante muito tempo, foi negado para as populações negras, indígenas, quilombolas, filhos de trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou Larissa.