Estudantes da rede estadual visitam ALBA para conhecer trabalho do legislativo

Estudantes da rede estadual visitaram, nesta terça-feira (27), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com o objetivo de aprofundar o contato dos jovens com o trabalho realizado pelos representantes políticos. Os alunos selecionados foram eleitos deputados estaduais em votação simulada que envolveu quatro escolas estaduais e quatro municipais, em ação do projeto Eleitor do Futuro: Educação para a Cidadania, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

O estudante Kevin Raimundo de Oliveira Souza, 18 anos, do Colégio Estadual Ypiranga, no bairro Dois de Julho, destacou a importância dos alunos terem conhecimento das leis eleitorais. “Eu aconselho que todas as escolas e estudantes se interessem em participar de projetos como esse, porque é fundamental conhecer mais sobre política, entender como funciona para que possamos ser ativos nas decisões que os nossos representantes tenham que tomar. Foi bem divertido participar da eleição, mesmo achando que ia ser difícil me eleger. Aprendi muito com a atividade”, afirmou.

Para a estudante Damile Santos Peixoto, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeira VII, foi uma oportunidade de aprender sobre um tema que precisa ter um senso crítico do cidadão. “Às vezes, nós falamos muito sem saber sobre as leis e regras do processo legislativo, por isso temos que procurar conhecer e estarmos atualizados destas ações que interferem diretamente em nossas vidas. Temos que estar por dentro de tudo que ocorre dentro da política”, ressaltou.

A representante da Escola Judiciária Eleitoral, Adriana Passos, do TRE-BA, contou como é desenvolvido o projeto nas escolas. “O projeto Eleitor do Futuro busca levar informações sobre a importância do voto, da democracia representativa, os direitos e deveres do cidadão para os estudantes da rede pública e particular. Queremos aproximar a justiça eleitoral da sociedade e, principalmente, destes jovens que serão os eleitores do futuro. Entre as atividades, esse ano houve o Encontro Políticos do Futuro, onde contamos com o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral à época, com a intenção de mostrar as instituições públicas dos representantes políticos, ou seja, a governadoria, prefeitura, assembleia legislativa e câmara de vereadores. Os selecionados foram aqueles que conseguiram ganhar na votação simulada”, disse.