Estudantes da rede estadual se preparam para o Enem

Palavras-chave:

Os estudantes da rede estadual de ensino já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem), cujas inscrições começam no próximo dia 25 de maio e segue até o dia 5 de junho, conforme edital publicado nesta segunda-feira (18/05), pelo Ministério da Educação. Vários projetos são desenvolvidos pelas escolas para auxiliar os estudantes no acesso ao ensino superior, a exemplo de aulões e simulados.
 
No Colégio Estadual Góes Calmon, no bairro de Brotas, em Salvador, os simulados já estão acontecendo com a aplicação de provas ao final de cada unidade. O simulado é aplicado para todos os estudantes do ensino médio e reúne 20 questões de múltipla escolha com os assuntos abordados por área do conhecimento. “Os alunos acham ótimo a ideia do simulado, pois é um reforço para as provas do Enem. Muitos deles veem no exame a única possibilidade de ingresso na universidade”, disse a diretora do Colégio Estadual Góes Calmon, Lúcia Graciete de Brito, acrescentando que a unidade escolar, também, vai promover aulões, aos sábados letivos.
 
Os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat), contam com o apoio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). As aulas a distância que são transmitidas via satélite para estudantes do ensino médio que moram em áreas remotas da Bahia são assistidas, também, pelos estudantes nas telessalas do Ceaat e funcionam como  reforço escolar para as disciplinas do ensino regular, fomentando reflexão, discussão, socialização de experiências, o trabalho coletivo, a ludicidade e a contextualização dos conteúdos. Os resultados são tão significativos que mais de 50% dos estudantes que participaram do projeto chamado de ENEMEMITec, em 2014, ingressaram nas universidades e alcançaram boas notas no Enem.
 
Internet
Os alunos da rede estadual de ensino também têm a opção de estudar via Web. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza 3.451 conteúdos educacionais digitais. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual de ensino para dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento. “O site funciona como uma grande biblioteca de conteúdos digitais que servem como reforço para o estudante que vai prestar o Enem”, destacou Mariana Machado, responsável pela difusão do Ambiente Educacional Web, da Rede Anísio Teixeira.
 
Cursinho pré-vestibular

Outra iniciativa que contribui para a preparação dos estudantes é o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos, que está com inscrições abertas até esta quinta-feira (21/05). São ofertadas 22.600 vagas para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia ou vão concluir em 2015. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, no Portal da Educação.
 

Notícias Relacionadas