Estudantes da rede estadual se destacam nas Paralimpíadas Escolares 2014

“O esporte contribuiu para que eu me socializasse mais, fizesse amizades e me tornasse mais confiante para seguir em frente”. Com essas palavras a estudante Moniza de Lima, 16 anos, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque e Instituto de Cegos da Bahia, destaca a importância de sua participação na equipe de Goalball, que conquistou a medalha de prata nas Paralimpíadas Escolares 2014, realizada de 24 a 28 de novembro, em São Paulo. A estudante também ganhou o prêmio Revelação na sua categoria.

Fotos: Delegação paralímpica

O professor e chefe da delegação, Virgílio Leiro, faz um balanço da participação dos estudantes nos jogos. “O aproveitamento foi excelente porque os alunos tiveram muita dedicação e disciplina nas competições. A delegação possuía 14 atletas, em três categorias, e proporcionalmente tivemos um ótimo resultado. Para 2015, vamos tentar levar ainda mais atletas”, diz.

Integrante também da equipe de Goalball, a estudante Ramine Nunes,17 anos, fala da trajetória do time. “Começamos em 2012 e na primeira competição regional, realizada na Paraíba, ficamos em quinto colocado. Depois, nas Paralimpíadas de 2013, chegamos ao sexto lugar. Agora conseguimos este grande resultado”, comemora. Ramine não deixa de enfatizar os benefícios da prática do esporte. “Como Moniza disse, a gente acaba criando laços de amizades muito fortes. Eu sempre fui muito tímida, então tenho que agradecer ao esporte”, disse.

Participando de três modalidades, Goalball, Natação e Atletismo, os estudantes baianos conquistaram, além da medalha de prata, mais três de bronze no atletismo, duas no salto a distância e uma na corrida de 100 metros.