Estudantes da rede estadual são selecionadas para o Programa Jovens Embaixadores dos EUA

As estudantes da rede estadual de ensino Raquel Conceição Santos, do Colégio Estadual Odorico Tavares (Salvador) e Lorena Machado, do Colégio Estadual Thales de Azevedo (Salvador), foram selecionadas para participar do Programa Jovens Embaixadores 2014 – uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado. Elas, que cursam o 3º ano do ensino médio, estão entre os 35 alunos brasileiros que viajarão, em janeiro, para os EUA, onde passarão três semanas expondo a cultura baiana e conhecendo a norte-americana.

Os escolhidos para o Jovens Embaixadores foram beneficiados pelos  excelentes desempenhos escolares e pela fluência oral e escrita na língua inglesa, por prestarem serviços voluntários ou sociais em suas comunidades, dentre outros critérios. Para Raquel e Lorena, a experiência de ser um Jovem Embaixador é uma oportunidade ímpar de expandirem os seus horizontes a partir da troca cultural que será estabelecida. “Fiquei muito feliz e honrada por ter sido selecionada para representar o meu País, levando para lá a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa culinária. Também tenho a expectativa de aprender ao máximo com eles”, relata Raquel, que diz estar se dedicando aos estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado e domingo (8 e 9/11).
 
Lorena, por sua vez, relembra a emoção que sentiu quando estava na sala de aula quando foi anunciado o seu nome para o programa. “Nossa, eu fiquei muito alegre, muito feliz. Espero mostrar nos EUA a nossa cidade, que foi a primeira capital do Brasil, como somos um povo batalhador, hospitaleiro e solidário, e como temos uma cultura rica e diversificada. Quando voltar, quero compartilhar a minha experiência com a comunidade em que estou inserida”, disse a estudante que, como a colega, também está se preparando para fazer o Enem.
 
Estadia nos EUA – Durante a primeira semana, os estudantes irão visitar a capital Washington, conhecendo os principais monumentos; participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado e visitarão escolas e projetos sociais. Após essa fase, os participantes serão divididos em sub-grupos e cada um viajará para um Estado norte-americano, onde serão hospedados por uma família local, assistirão às aulas em escolas e irão interagir com jovens da sua idade. Também participarão de atividades culturais, de responsabilidade social, de empreendedorismo e liderança, além de apresentarem aos estudantes americanos os aspectos socioculturais e históricos da sua região.

Notícias Relacionadas