Estudantes da rede estadual são premiados em concurso de festa literária

A Solisluna Editora e o Instituto Emília lançam o e-book 'Quem eu sou no mundo - Coletânea de poemas e contos', durante live no YouTube, nesta terça-feira (29), às 20h. O livro eletrônico é composto por 31 textos produzidos por 24 estudantes com idade entre 14 e 18 anos, provenientes de escolas públicas. Os jovens são moradores de 18 municípios baianos, como Salvador, Feira de Santana, Maragogipe, Valença, Vitória da Conquista e Cruz das Almas.

>> Assista à live no endereço https://bit.ly/3x5zLMV

Eles foram selecionados no concurso 'Quem eu sou no mundo', realizado durante a I Festa Literária Internacional VivaLivro – Literatura como Acolhimento, que aconteceu virtualmente, de 24 a 27 de março deste ano. O evento teve o apoio financeiro da Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura do Estado e Governo da Bahia, através da Lei Aldir Blanc.

Selecionada entre os cinco premiados do concurso literário, a estudante Jéssica Cerqueira, 18 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, de Feira de Santana, afirma que participar do projeto foi "mais do que apenas escrever um texto e enviar''. "Este concurso veio como um presente desafiador: foi um processo que exigiu preparação e concentração. O tema me permitiu uma reflexão, o ânimo e a inspiração necessários para eu voltar a escrever".

Força da juventude

A comissão de seleção formada pelas educadoras Giselly Lima e Bárbara Passos e pelo jornalista e escritor José de Jesus Barreto, teve que escolher entre os mais de 50 contos, crônicas e poemas enviados. Foram levados em consideração critérios como o alinhamento do texto com o tema proposto, a inventividade do autor, a clareza das ideias, a correção e estilo da linguagem. "Fomos surpreendidos com escritos maravilhosos! Literatura boa, expressiva e explosões de sensibilidades", conta José de Jesus Barreto, no posfácio de 'Quem eu sou no mundo - Coletânea de poemas e contos'. "Essa obra tem a expressão, o grito de esperança, traz impregnado aquele sentimento de confiança nessa juventude que nos aponta o amanhã, o futuro", garante.

Fonte: Ascom/ VivaLivro