Estudantes da rede estadual são classificados para Maratona de Química em Goiás

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Seis estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, se classificaram para a segunda fase da XXIII Maratona de Química. O evento faz parte da programação do 55º Congresso Brasileiro de Química, que acontece em Goiânia/GO, entre os dias 02 e 06 de novembro, e tem o objetivo de incentivar alunos de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química e despertar o interesse dos mesmos a seguirem as carreiras da Ciência Química e de Engenharia Química.
 
“Tivemos que realizar uma redação individual com o tema do evento, Recursos Renováveis: inovação e tecnologia. Então realizamos pesquisas sobre o assunto e pudemos desenvolver o texto, apoiados pelos professores de Química e Redação”, explica uma das estudantes classificadas Marcela Marcolino, 17 anos. Ela ainda destaca a importância do incentivo na escola. “A professora de Química, Marlene Costa, apresentou a maratona para os alunos e mostrou as possibilidades da disciplina para nossa aprendizagem”.

“Somos a única escola da Bahia com representantes neste tradicional evento", Felipe de Souza - estudante

A colega Sara Alves, 17, ressalta qual foi sua maior motivação para participar da competição. “A curiosidade para saber o que é a Química além da sala de aula. Porque existe a disciplina que conhecemos nas aulas e existe aquela que sobressai às fórmulas escritas no quadro.” Sara conta sua expectativa sobre maratona, em Goiânia. “Estou bastante ansiosa, pois já nos foi passado os assuntos que serão aplicados na avaliação e estamos nos preparando bastante”.
 
O estudante Felipe de Souza, 16, enfatiza o orgulho de poder representar a rede estadual, sua comunidade e o seu Estado. “Somos a única escola da Bahia com representantes neste tradicional evento. E como sou apaixonado por Física e Química, vi uma ótima oportunidade de expandir minha aprendizagem. Quero poder representar o meu bairro da melhor forma possível.”
 
Responsável por apresentar a atividade aos estudantes, a professora de Química, Marlene Costa, explica como acontecerá a avaliação na Maratona. “Os participantes serão avaliados por meio de questões práticas onde terão que resolver fórmulas e cálculos. A maratona também é individual e estamos preparando e orientando os estudantes de acordo com os temas e obras que servirão de base para as questões da 2ª fase. Ainda não sabemos qual a premiação, mas sabemos que, dos 40 participantes, os três primeiros terão um reconhecimento maior.

Notícias Relacionadas