Estudantes da rede estadual são certificados em curso de inglês ofertado pela Secretaria da Educação

Mais 213 estudantes do Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública vão ser certificados, no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, Caixa D´Água, em Salvador. O evento vai contar com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), tem o objetivo de possibilitar aos alunos da rede estadual maiores oportunidades no ingresso no mundo do trabalho. As aulas são ministradas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado, em Salvador, no Colégio Estadual da Bahia (Central).

Esta é a terceira certificação do Welcome to Brazil. “Os estudantes adquiriram uma experiência que vai diferenciá-los no futuro. A língua inglesa será um elemento facilitador para que possam articular seus desejos, sonhos e os objetivos dos seus projetos de vida”, afirma o coordenador do curso, o professor Newton Seixas.

De acordo com o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim, o CJCC busca integrar a sala de aula ao mundo, e o curso está alinhado a essa proposta. “O inglês permite escancarar uma porta para o mundo inteiro. A partir deste aprendizado, os estudantes podem multiplicar as possibilidades de acesso ao conhecimento, e também, as oportunidades de empregabilidade”, disse.

Para o estudante Almir Agostinho Pinho, que faz o 3º semestre do curso técnico em administração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, o curso já começa a fazer diferença na sua vida antes mesmo de receber o certificado. “Eu trabalho na área de turismo, e esse curso acrescentou muito à minha vida profissional. Hoje eu consigo me comunicar melhor com os turistas”, conta.

O curso possibilita a formação dos estudantes em inglês básico. As aulas acontecem no decorrer de quatro períodos de 68 horas/aula, totalizando 272 horas de curso, além de aulas de reforço e fixação. O método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University. “Os alunos saem daqui falando inglês, e os professores são fundamentais nesse processo”, frisou Newton Seixas.