Estudantes da rede estadual são aprovados para a SBPC Jovem e Mirim

Três projetos científicos desenvolvidos por estudantes da rede estadual que frequentam o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, sediado no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré, foram selecionados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem e Mirim. As iniciativas vão ser apresentadas, entre os dias 22 e 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac), durante a 66ª Reunião Anual da SBPC, que, este ano, tem como tema Uma Amazônia sem Fronteiras.

Os selecionados participam do projeto Embaixador da Ciência, coordenado pelo professor Jorge Bugary, do CJCC, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que amplia o acesso dos alunos da rede às temáticas contemporâneas. “O grupo de estudantes aprovados vibrou muito com o resultado. Com esta aprovação por uma entidade de prestígio internacional, nossos alunos se deram conta, ainda mais, de seus potenciais em relação à pesquisa científica. Estamos muito orgulhosos”, declara o professor.

Os projetos apresentados têm os seguintes temas: Sustentabilidade Z, Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole e Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente. O primeiro aborda a chamada Geração Sustentável Z, que são os nascidos a partir de meados dos anos 90, que buscam novos hábitos com o meio ambiente por serem instigados, desde a escola, sobre a importância da natureza.

“Nosso objetivo é apresentar intenções ecologicamente corretas. Posteriormente, vamos descrever e investigar procedimentos para a obtenção de plástico biodegradável, tendo como matéria-prima o amido da mandioca para desenvolver uma embalagem comestível, utilizando-o na fabricação de polpas de fruta”, explica Roberta Fraguas, coautora do projeto.

Já o projeto Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole trata da atenção necessária com o descarte de pilhas. “As câmeras de hoje em dia utilizam baterias ou pilhas que, ao serem descartadas de formas incorretas, podem prejudicar o meio ambiente. A nossa sugestão é pelo uso de uma câmera a pinhole, a partir da utilização de produtos reciclados que podem ser reutilizados”, disse o aluno Edmilson Marcal Barreto Junior, do CEEP Severino Vieira, localizado em Nazaré, coautor da iniciativa.

Em Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente, os estudantes buscam investigar os fatores e consequências da alteração do clima no planeta. “Nosso objetivo é exibir e analisar os fenômenos naturais que poderiam ocorrer com a alteração dos polos magnéticos norte e sul do planeta por meio da construção de um simulador de tornados, com o propósito de discutir os conceitos físicos aplicados na análise dos fenômenos meteorológicos correlacionados”, disse Denise dos Santos Lima, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã.

SBPC Jovem e Mirim – As atividades da SBPC Jovem e Mirim são dirigidas aos estudantes do ensino básico e visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. O evento propõe a troca de conhecimentos e busca proporcionar espaços de expressão e de apreensão do saber fazer ciência. A programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia.