Estudantes da rede estadual realizam intervenções artísticas nas escolas com arte do grafite

Palavras-chave:

Em ações alusivas ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, os estudantes da rede estadual de ensino continuaram realizando intervenções artísticas nas escolas com a técnica do grafite. A iniciativa faz parte do projeto #Grafitaê, por meio do qual espaços externos e internos como muros estão sendo preenchidos com as expressões artísticas dos estudantes, que revelam as suas impressões sobre diferentes temas através de desenhos, cores e formas.

No Colégio Estadual Modelo, localizado em Ilhéus, os estudantes prestaram uma homenagem ao educador Paulo Freire através do grafite. Para o estudante Brunno Nascimento,18, 3º ano, a atividade serviu para aflorar a sua criatividade. “É a primeira vez que tenho contato com o grafite e foi muito bom retratar a importância de Paulo Freire para a Educação. Foi um modo muito interessante de desenvolver a nossa criatividade. Grafitamos a imagem do rosto do educador e alguns elementos relacionados à Educação”, afirmou.

A atividade contou com a participação do grafiteiro e cientista político Aldo Santos, que orientou os estudantes sobre as técnicas do grafite. “O projeto Grafitaê tem o poder de agregar a arte urbana junto ao conhecimento formal do ambiente escolar. Trabalhamos a figura do centenário de Paulo Freire e tivemos um momento de conversa sobre o que os alunos conheciam sobre o mesmo e eles sugeriram grafitar a figura de Paulo Freire, do mundo e de livros”, comentou o artista, que também realizou a atividade no Colégio Estadual Professor Fábio Araripe, em Ilhéus.

Em Potiraguá, no Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, o tema abordado nos grafites foi Empoderamento. O estudante Henry Edric Oliveira, 16, 3º ano, aprovou a iniciativa. “A atividade trouxe para nós alunos a vontade de conhecer o novo e adquirir conhecimentos e habilidades para o nosso aprendizado. O projeto #Grafitaê me deu a oportunidade de desenvolver a vontade de pintar e expressar o meu sentimento de artista na condução da minha vida estudantil”, revelou.

Notícias Relacionadas