Estudantes da rede estadual prestam serviços gratuitos em Caetité

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), localizado em Caetité, realizaram, na última sexta-feira (18/7), o projeto Caravana do Cetep, iniciativa de intervenção social que beneficiou 283 pessoas com teste de glicemia, tipagem sanguínea, verificação de IMC (Índice de Massa Corpórea - peso e altura), aferição da pressão arterial, temperatura, respiração e pulso.

Além dos serviços prestados na área de saúde, a iniciativa doou 220 mudas de plantas nativas e frutíferas e orientou a população com noções práticas de agroecologia sustentável e ações de cuidado e proteção com o meio ambiente. O Caravana do Cetep apresentou, ainda, exposição de equipamentos usados na mineração, mostra de vídeos e exposição de fotografias com o tema “Valorizando o sertão”. Os vídeos e as fotografias foram produzidas pelos próprios estudantes.

Rosany Kátia Vilas Boas, diretora do Centro, salientou a importância do projeto. “Esta atividade reforça o papel social da escola, aproximando a comunidade do Centro e o Centro da comunidade. Também possibilita que os estudantes, apropriados de conhecimentos e valores, sejam capazes de impulsionar, por meio da intervenção social e do esforço pessoal, a transformação da realidade no ambiente em que estão inseridos”, disse.

Sobre o projeto – A Caravana do Cetep tem por objetivo beneficiar as comunidades rurais e de bairros populares de Caetité e de outros municípios do Território de Identidade do Sertão Produtivo com a prestação de serviços gratuitos. Em 2013, o projeto teve destaque nacional e foi apresentado no Seminário Nacional do Observatório da Educação, na Câmara dos Deputados, em Brasília, como exemplo de experiência educacional bem- sucedida realizada por escola pública. O projeto foi um dos 10 selecionados em todo o País.

 

Notícias Relacionadas