Estudantes da rede estadual participaram do lançamento oficial da campanha Proteja o Gol

Estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (9/6), do lançamento da campanha global de prevenção ao HIV/Aids Proteja o Gol, promovida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Governo da Bahia, Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Salvador. A solenidade aconteceu no Teatro Castro Alves, em Salvador, e contou com a participação do governador, Jaques Wagner, do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e do Ministro da Saúde, Artur Chioro, além de outras autoridades.

“Salvador foi escolhida para o lançamento da campanha pela força que a cidade tem para impulsionar qualquer ação. Este momento significa chamar a atenção para a importância do uso do preservativo, e para a prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis”, declarou o governador Jaques Wagner, convocando todos para aproveitar a Copa do Mundo de Futebol de maneira consciente. “Vamos fazer um grande mundial, sem deixar de se proteger e de proteger o parceiro”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/ Educação

A campanha, que teve início na África do Sul, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2010, é voltada especialmente para os jovens, e utiliza a popularidade e o poder de união do esporte para promover a prevenção à Aids. Com o slogan “De Soweto a Salvador”, simbolizando o elo histórico e cultural que a cidade baiana tem com o continente africano, representado pela cidade de Soweto, a campanha será sediada na Bahia em 2014, mas o movimento vai se espalhar pelo Brasil. No período da Copa, vão ser distribuídos mais de dois milhões de preservativos e dois milhões de folhetos informativos nas 12 cidades-sede do campeonato, além de disponibilizar testes rápidos gratuitos para diagnóstico do HIV.

De acordo com o ministro da Saúde, Artur Chioro, o Brasil registra, anualmente, 42 mil novos casos de HIV, e isso significa que o trabalho de combate e prevenção ao vírus deve ser constante para atingir as metas zero contaminação, zero discriminação e zero mortes por HIV, propostas pela campanha Proteja o Gol. “Apesar de estarmos avançando muito na prevenção e no tratamento do HIV, não podemos baixar a guarda no enfrentamento à epidemia, pois é possível alcançarmos zero de contaminação, evitando novos casos da doença. Também é possível evitar as mortes por HIV e viver sem discriminação”, afirmou o gestor, lembrando que a presidenta Dilma Rousseff publicou, no Diário Oficial da União da última terça-feira (3/6), uma lei que criminaliza a discriminação de pessoas com Aids.

Para Ícaro Bergue Batista Luz, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Duque de Caxias, na Liberdade, a campanha amplia o acesso à informação. “Hoje, os jovens acham que sabem de tudo, e na verdade, não sabem de nada. Essa campanha é importante porque nos ajuda a aprender mais sobre essa doença, e também a saber como nos proteger”, revelou o estudante.  O evento contou, ainda, com apresentação da banda Babado Novo e da banda mirim do Olodum.

“Salvador foi escolhida para o lançamento da campanha pela força que a cidade tem para impulsionar qualquer ação. Este momento significa chamar a atenção para a importância do uso do preservativo, e para a prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis” - Jaques Wagner.

Educação – Aliada à proposta da campanha, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove um concurso de cartazes com o tema prevenção ao HIV. A iniciativa tem o objetivo de provocar a reflexão entre os alunos, e orientar a comunidade escolar em relação à saúde sexual e reprodutiva, além de contribuir para o fortalecimento da campanha Proteja o Gol.

Para participar do concurso, os estudantes devem inscrever o seu cartaz até o dia 15 de agosto. A unidade escolar selecionará até dois cartazes para representá-la na etapa regional do concurso, sendo um na categoria ensino fundamental e um na categoria ensino médio. Após a seleção regional, os cartazes serão encaminhados para a etapa estadual, prevista para acontecer no dia 19 de setembro, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador.

Ao final do concurso, os três finalistas de cada categoria serão premiados, em primeiro, segundo e terceiro lugar, com um notebook, uma filmadora e um tablet, respectivamente. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas aqui.