Estudantes da rede estadual participam de sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia

Mais de 200 estudantes da rede estadual estiveram presentes no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta segunda-feira (31/3), para uma sessão especial que marcou a devolução simbólica dos mandatos dos 13 deputados estaduais baianos cassados pela Ditadura Militar. A solenidade contou com a participação do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

"Estamos escrevendo mais uma página da história, que é importante na medida em que a perda desses mandatos não foi legítima e, agora, podemos ter esse olhar 50 anos depois. Acho importante o gesto da Assembleia para que fique registrado para essas pessoas, perante a população que as elegeu, que elas deveriam ter concluído seus mandatos", afirmou Jaques Wagner.

Fotos: Daniel de Andrade Simões

A sessão especial envolveu alunos do Colégio Estadual Sete de Setembro (Paripe), Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (Mussurunga), Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (San Martin) e Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella (Stiep). A visita integra o projeto Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, desenvolvido pela Secretaria da Educação, que prevê uma série de ações de resgate deste período.

“É importante que os nossos estudantes conheçam esta parte da história do Brasil. Ações como a de hoje mostram que a luta não foi em vão. Servem para que as atuais e futuras gerações possam discutir e refletir este momento que custou tantas vidas. Contribuem, sensivelmente, ainda, para que fatos como este não voltem a acontecer, levando nossos jovens a se tornarem defensores da democracia”, pontuou o secretário Osvaldo Barreto.

Na solenidade foram devolvidos simbolicamente os mandatos dos deputados estaduais Diógenes Alves, cassado em 28/04/1964, Ênio Mendes de Carvalho (28/04/1964), Sebastião Augusto de Souza Nery (28/04/1964), Wilton Valença da Silva (19/10/1966), Hamilton Saback Cohim (13/03/1969), Luiz da Silva Sampaio (01/07/1969), Marcelo Ferreira Duarte Guimarães (13/03/1969), Osório Cardoso Villas Boas (01/07/1969), Aristeu Nogueira (19/10/1964), Luiz Leal (01/07/1969), Octávio Rolim (1964), Oldack Neves (março de 1969) e Padre Palmeira (1964).

A restituição é resultado do projeto de resolução nº 2.210/2013, que restaura os mandatos dos deputados estaduais cassados entre 1964 e 1969. Também na Alba, a Comissão Especial da Verdade investiga as violações cometidas por agentes da ditadura militar sobre o parlamento baiano.

Com informações da Secom