Estudantes da rede estadual participam de oficina sobre podcast promovida pela UFBA

Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, participaram, neste sábado (12), de uma oficina virtual para conhecer e aprender a utilizar a ferramenta digital Podcast na realização de atividades escolares individuais e coletivas. A atividade, realizada de forma virtual, foi promovida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência História da Universidade Federal da Bahia (PIBID História/UFBA), cujo objetivo é qualificar a formação universitária de professores através de ações dos futuros docentes com o seu campo de atuação.

A oficina reuniu turmas do Ensino Médio e, na oportunidade, foi apresentado o PIBID Explica, disponível em diferentes canais de comunicação e informação, com tutoriais práticos em diferentes formatos, de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para o ensino à distância. A ideia é ajudar professores e alunos a se adaptarem a esses novos tempos e otimizar o ensino e aprendizado na rede pública.

A estudante Milena Gonçalves dos Santos e Santos, 16, 1º ano do curso médio técnico de Administração, relatou a sua experiência com a oficina. “Gostei demais da aula. O aprendizado vai ser muito importante para a realização das nossas atividades da escola em que o uso dessa ferramenta for possível”.

Um dos ministradores da oficina, Vitor Barbosa de Souza, do PIBID História/UFBA, falou do impacto da ação. “A necessidade de controle sanitário, através do isolamento social, promoveu a ascensão do ensino remoto e o desafio atual é se adaptar as tecnologias e garantir o interesse e acesso dos alunos ao estudo. Com isso, o PIBID História/UFBA busca contribuir com ações que auxiliem a comunidade escolar nesse momento de grandes mudanças”.

A professora de História do Edvaldo Brandão, Alvaiza Cerqueira, ressaltou a importância da parceria entre a universidade, através  dos estudantes do PIBID-História da UFBA, e a rede estadual de ensino. “Esta parceria é, sem dúvida, muito significativa. Conhecer e interagir com a comunidade escolar oportuniza vivenciar a complexidade dessa atividade profissional”, disse a educadora, que também é supervisora do PIBID-História da UFBA na unidade escolar.